5 termos do Revit que você precisa conhecer

Mesmo com treinamento em Revit, aprender a utilizá-lo é uma grande tarefa. Quando se trata da transição a partir de outro software como o AutoCAD, parece que tudo é muito diferente e que demorará um pouco para que parece familiar. Uma das coisas que poderá amenizar esse sentimento é aprender alguns termos que são únicos do Revit para descrição de elementos.

 

5 termos do Revit que você precisa conhecer

Confira a seguir os 5 termos do Revit que você precisa conhecer quando começa a utilizar a ferramenta:

 

1) Family (Família)

Tudo no Revit é uma Família. As Famílias são parecidas com os blocos do AutoCAD, mas com informações e atributos.

As Famílias são muito mais que apenas a exibição gráfica de um elemento, as Famílias possuem informações como altura e espessura de uma porta. As Famílias também podem conter informações que poderão estimular o comportamento específico da família.

Existem três tipos de Famílias:

 

• System Families (Famílias de Sistema):

System Families são famílias que podem apenas existir em um projeto ou em um arquivo de template. Você não pode carregar um sistema de família de fora do projeto. Para criar um novo System Family, é preciso duplicar no projeto e fazer as alterações da família. Você saberá que está trabalhando com System Families através da caixa de diálogo que indicará antes do nome da família.

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• Loadable/ Component Families:

Famílias de componentes ou carregáveis são mantidas em uma biblioteca fora do projeto ou do template. Uma vez que a família é carregada no projeto não é mais necessária a conexão com o local de onde ela estava salva. A definição da família torna-se parte do projeto. Se uma família for carregada dentro de um comando, como por exemplo “door (porta)”, “window (janela)”, “column (coluna)”, você só poderá carregar a família utilizando a categoria do comando, ou seja, portas não podem ser carregadas dentro do comando de janelas e vice-versa.

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• In-place Families:

Famílias in-place são criadas dentro do contexto do projeto, elas são criadas quando se torna difícil de criar a geometria sem o contexto do projeto. Por exemplo, você pode ter bancos que devem ser encaixados entre paredes do projeto. É mais fácil criar essa família exatamente onde é necessário já utilizando as paredes do projeto para ajudá-lo. Famílias In-place existem apenas no projeto em que foram criadas.

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2) Properties/ Parameters (Propriedades/ Parâmetros):

Quando você escuta alguém falar sobre propriedades ou parâmetros no Revit, saiba que ambos os termos se referem à mesma coisa. Os parâmetros de um elemento são onde todas as informações sobre os elementos do projeto estão guardados. Parâmetros é onde se encontra o “I” do BIM (Modelagem de Informação da Construção). Os parâmetros dos elementos podem ser exibidos e reportados em uma tabela no Revit. Em muitos casos os parâmetros são “compartilhados”. Todos os elementos possuem dois tipos de parâmetros:

 

• Instance Parameters (Parâmetros de Instância):

Instance Parameters são únicos aos elementos. Quando um elemento é selecionado, os parâmetros de são visíveis na janela de propriedades do objeto.

 

• Type Parameters (Parâmetros de Tipo):

Type Parameters são parecidos com Instance Parameters, exceto que Type Parameters irão se aplicar a múltiplas famílias do projeto. Por exemplo, uma porta que você aplicou cinco vezes no seu projeto, possui parâmetros de altura e largura definidos como Type Parameters. Se você muda o parâmetro de altura, você deverá selecionar “Edit Type” na janela de propriedades quando um elemento é selecionado.

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3) Sketch

 Sketches são utilizados quando certas famílias precisam ter as dimensões da geometria definidas. Por exemplo, quando é utilizada a família de piso, os parâmetros de tipo instância descrevem muito sobre o piso, espessura, material, etc, mas o Sketch define o perímetro do piso. Quando o Sketch é utilizado, o Revit é colocado no modo Sketch, e é preciso finalizar o Sketch ou cancelar o comando.

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4) Level/ Work Plane

Levels no projeto estabilizam a estrutura do modelo 3D. Levels são definidos em um corte ou elevação e diversos elementos são colocados de acordo com a associação do Level. Para muitos objetos, o Level é também o plano de trabalho do elemento.

 

5) View

Por conta de que quando trabalhamos com Revit estamos desenvolvendo um modelo comum, as Views são geradas diretamente do modelo, e dessa forma todas as Views são sempre atualizadas. O navegador do projeto organiza as vistas no projeto para que você possa rapidamente mudar de um vista para outra enquanto projeta. É importante entender que cada View está mostrando um modelo, mas cada View pode também, independentemente controlar a visibilidade e gráficos. Cada uma dessas Views mostra o mesmo modelo mas precisa exibir diferentes informações. Visibilidade e gráficos da View permite controle individual então todos os três planos podem exibir a informação necessária.

 

Traduzido e adaptado da publicação: Get an edge on your Revit training with 5 need-to-know terms

 

 

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Natalia Magatti

Formada Arquiteta e Urbanista pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2016 e atua na Frazillio desde 2018 como Analista de Treinamentos. Trabalha com softwares BIM desde seus estudos sobre os usos de Revit em 2014 elaborando modelos 3D e pós produção de imagens utilizando softwares como AutoCad, 3Ds Max e plataformas como A360.