A caminho da Indústria 4.0: Soluções Autodesk para Fábricas Digitais

A fábrica digital traz um conceito que unifica os mundos físico e digital, é o chamado sistema cyber-físico. Através deste conceito, é possível integrar o planejamento de produção, engenharia de manufatura, instalações e gestão de infraestrutura de uma planta industrial. O intuito de trabalhar com esse conceito é projetar, simular, avaliar e otimizar processos e sistemas antes de uma nova fábrica ser construída ou qualquer modificação que pode ser feita em uma fábrica existente, para aumentar a qualidade e reduzir o tempo de produção.

A Importância da Fábrica Digital

A competitividade no mercado cresce cada vez mais, isso faz com que indústrias de micro a grande porte tenham que se manter atualizadas. É necessário garantir um processo produtivo altamente eficiente, por isso, surgem algumas necessidades como: ter menos desperdício de matéria prima e tempo, conseguir modular sua produção conforme a demanda, customizar produtos em massa, descentralizar informações e minimizar erros de produção. Confira aplicações mais detalhadas da Fábrica Digital:

Agilidade na tomada de decisões

Imagina que sua empresa recebeu uma nova demanda de serviços e você terá que planejar o sistema de produção desse pedido. Para isso será necessário aderir a novas máquinas para compor o fluxo de produção, a fim de conseguir um sistema de produção viável e eficiente.

É possível fazer esse estudo através de um método convencional, colhendo todas informações sobre as máquinas que compõe o fluxo, fazendo contas e desenhando um layout de como seria esse sistema de produção. Quem sabe até mesmo indo a fábrica e testando fisicamente aquilo que você planejou, isso com certeza demandaria bastante esforço mental ou até mesmo físico, e ainda sendo possível ter um resultado não tem exato.

E se você pudesse testar todo processo através de uma maneira segura, sem custos extras (como alugar máquinas), de uma maneira intuitiva e com possibilidade de fazer diversas alterações e gerar relatórios sobre esses processos?

Parece ser um cenário muito mais amigável e confiável para se trabalhar, ainda tendo em vista toda agilidade na tomada de decisões que isso traz para indústrias que não podem perder tempo e nem cometer erros.

Através do Process Analysis é possível modelar seu processo de uma maneira fácil, visualizá-lo e fazer simulações antes mesmo de implementar seu sistema de produção. Construa um modelo funcional de sua linha de montagem, fábrica ou máquina industrial proposta e simule sua operação para identificar possíveis gargalos e otimizar o desempenho com base em critérios de projeto.

Aplicar Conceitos de Lean Manufacturing

Você também pode utilizar as soluções do Factory Design Utilities para elaborar um modelo digital de sua fábrica e com isso, aproveitá-lo para aplicar os conceitos de lean manufacturing com maior eficiência.

Através do Factory Design Utilities é possível criar um modelo 3D do seu sistema de produção. Isso pode ser feito a partir de um layout em 2D que você já possui ou venha a desenvolver, como também é possível utilizar o ReCap Pro para usar nuvens de pontos coletados com uma digitalização a laser ou a partir de uma fotografia.

Imersão e Interatividade na Validação do Layout

Antigamente os layouts eram validados em um papel, porém a quantidade de erros que esse método pode proporcionar é muito grande. Quando nós vemos algo apenas em 2D e precisamos conferir item por item para ter certeza que não há colisões e que aquele é o melhor resultado, pode ser um pouco complicado. 

Tendo isso em vista, hoje em dia nós conseguimos fazer todas revisões e validações de layouts através de um ou mais softwares. Muitos erros podem ser percebidos de uma maneira autônoma, como colisões e distâncias mínimas.

Além de ser possível fazer essas validações com o Factory Design Utilities e o Navisworks, também é possível transformar seu layout de fábrica em um ambiente de realidade virtual (VR). Utilizando o 3Ds Max dentro desse fluxo de trabalho, conseguimos fazer validações e interagir com um modelo 3D.

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected]. Acompanhe também nossa página no Facebook. Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos!

Leia mais

[Artigo] Conheça as Soluções Autodesk para Manufatura Avançada →

[Artigo] 5 Motivos para Escolher o Autodesk Inventor →

[E-book] Catálogo PD&M Collection: Soluções para Projetos Produtos, Manufatura e Layouts de Fábricas →

Gabriel Cabellos

Técnico em Fabricação Mecânica e cursando Tecnologia Mecânica com ênfase em Projetos na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Trabalhou com desenvolvimento de produtos, elaborando design e desenhos 2D/3D de projetos para molde plásticos, sopro e silicone. Possui também conhecimento em manufatura aditiva (impressão 3D), metrologia, gerenciamentos de projetos e desenvolvimento de cronogramas. Participou do treinamento para o São Paulo Skills 2016 (Olimpíada do Conhecimento), em parceria com o SENAI SP, na modalidade de Projetos Mecânicos em CAD e hoje é voluntário como treinador dos novos competidores. Atua na Frazillio desde 2019 como especialista técnico em manufatura. Possui certificação Autodesk Inventor Professional, Fusion 360 User. Foi ganhador do concurso Desenhe o Futuro 2015 na categoria: Manufatura, Mecatrônica e Design Industrial) e 1° lugar no concurso Melhor Projeto Autodesk University 2015 na categoria de manufatura.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >