Como o BIM opera na otimização de obras de saneamento

Problemas de planejamento e gestão são frequentes causadores de erros, atrasos, paralisações e cancelamentos de contratos em projetos de saneamento.

Por sorte, hoje as empresas podem contar com a metodologia BIM, facilitadora do processo de construção virtual.

O uso do BIM no saneamento contribui para uma maior eficiência no planejamento, execução, monitoramento e controle de engenharia, construção e operação, engajando todas as disciplinas envolvidas e todo o ciclo de vida dos ativos

Durante o gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho, o modelo permite a antecipação das tomadas de decisão.

Esse tomada de decisão assertiva agrega mais confiabilidade, produtividade, inovação e sustentabilidade aos projetos de saneamento.

Quer entender como a implantação da metodologia BIM no saneamento trabalha para isso? Te contamos neste artigo.

A implantação do BIM no saneamento

O setor de saneamento apresenta um grande potencial de aproveitamento dos benefícios gerados com a aplicação correta do Building Information Modeling – BIM.

Isso porque ao apostar nesta nova forma de fazer saneamento, toda a complexidade dos projetos integra-se em um mesmo modelo, usando os softwares e tecnologias necessários em cada etapa.

Assim, as diferentes disciplinas que participam de atividades de saneamento como topografia, terraplanagem, estrutura, arquitetura, hidromecânica, elétrica, instrumentação ou outras, conseguem compatibilizar seus trabalhos.

6 benefícios do modelo BIM no Saneamento

1. Economia de tempo

Ao compatibilizar as etapas do projeto e visualizá-lo por completo, interferências e defeitos são identificados nas fases mais iniciais, reduzindo em até 57% o retrabalho.

2. Foco em sustentabilidade

A partir do esboço 3D no estágio conceitual, é possível entender como o projeto vai interagir com o seu entorno e prever possíveis impactos ambientais de longo prazo, ajudando a tomar decisões focadas em sustentabilidade.

Por meio da metodologia, também acontece um melhor aproveitamento dos recursos naturais e hídricos já escassos.

3. Precisão no orçamento

É possível obter extrações de quantitativo para gerar uma previsão do orçamento com maior precisão de conformidade também naqueles projetos dinâmicos.

4. Redução de custos operacionais

Com menos retrabalho, melhor aproveitamento de recursos e gastos desnecessários evitados, os custos podem diminuir em até 20%.

5. Facilidade na comunicação e relacionamento entre equipes

Com uma integração mais assertiva entre as partes participantes, a comunicação e o relacionamento são facilitados, otimizando os fluxos de trabalho e reduzindo conflitos em até 70%.

Além disso, os pedidos de RFI (Request for Information) também reduzem em 41%.

6. Melhoria dos índices de saneamento

O BIM auxilia na identificação e melhoramento de estruturas que apresentam problemas e no desenvolvimento do saneamento em conjunto com as previsões de crescimento da população urbana.

Confira no gráfico abaixo, encontrado no blog da Autodesk, os resultados do relatório da Dodge Analytics The Business Value of BIM for Water Projects, com os fatores determinantes do uso do modelo BIM para saneamento:

fatores-determinantes-do-uso-do-bim-em-empresas-de-saneamento Como o BIM opera na otimização de obras de saneamento

Fatores determinantes do uso do modelo BIM no Saneamento.

Veja também:
OpenBIM o que é e como funciona

Como é feita essa mudança na prática?

Existem diferentes métodos para começar uma transformação digital baseada nos processos BIM.

Em síntese, esse processo precisa envolver um diagnóstico inicial para identificar as necessidades de cada caso.

Assim, gera-se o plano de implantação, com todos os desafios e áreas envolvidas.

Depois, entra-se na execução, observação e suporte. Uma boa consultoria especializada, pode ajudar a desmistificar esse processo.

Menos trabalho e custos, mais resultado

Por meio de projetos conectados e inteligentes, conseguimos cada vez mais reduzir custos e tempo de trabalho, alcançando a maior produtividade e assertividade em cada empreendimento.

As vantagens da implantação do BIM nos setores de arquitetura, engenharia e construção (AEC) são extensas.

Dentre elas, a criação de ambientes mais seguros e duradouros e de projetos que visam a sustentabilidade a longo prazo.

A transformação digital do setor de saneamento já está aqui

Faça parte desse movimento junto com a FF Solutions! Conheça o nosso KIT BIM para saneamento e saiba mais sobre o assunto.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk?

Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

Dados estatísticos coletados no relatório desenvolvido pela Dodge Analytics no The Business Value of BIM for Water Projects.

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >