Usos do BIM para Infraestrutura: Conheça os Cases de Sucesso de nossos Clientes

Que a tecnologia tem evoluído, isso não é novidade alguma. Mas com certeza vale lembrar que nos últimos tempos temos vivido mais períodos de mudança que de estagnação tecnológica.

De modo geral, todas as áreas estão recebendo novas tecnologias que facilitam diversos tipos de processos, e na área de arquitetura, engenharia e construção falamos constantemente sobre o BIM e seus benefícios.

Caso o termo BIM ainda seja uma incógnita, você pode saber mais sobre ele através de diversos materiais disponíveis no nosso site, como por exemplo:

[E-book] 5 Benefícios do BIM para Engenharia Civil →

[E-book] 10 Etapas para Implementação do BIM →

 

Uso do BIM em Infraestrutura

O uso de BIM nos processos de projetos para infraestrutura tem se tornado cada vez mais comum. Podemos colocar como um dos fatores para a propagação dos usos, as melhorias comprovadas como: o aumento da produtividade, a prevenção de possíveis problemas, a melhor análise do projeto, a deliberação de tarefas e entre outras facilitações que destacam os processos em BIM com sucesso.

De acordo com pesquisas realizadas pela McGraw-Hill, o uso de BIM gera economia de 8% a 22% no valor inicial de orçamento da obra, 33% de redução de tempo de execução, 33% de erros de documentação e 44% de redução de retrabalho (Fonte: Mundo AEC).

Em junho desse ano foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial que autoriza a criação do Comitê Estratégico de Implementação BIM, e propõe no âmbito federal a estratégia de disseminação do BIM no Brasil. Tal ação já havia se tornado definitiva em países como Alemanha, Inglaterra, Chile e Estados Unidos, e o Brasil está no caminho para que todas as obras públicas passem a utilizar o sistema BIM.

 

Soluções BIM da Autodesk: AEC Collection

A Autodesk possui ótimas soluções para que o sistema BIM seja implementado nas empresas. A AEC Collection oferece ferramentas que auxiliam todos os processos dos projetos. 

Para projetos de infraestrutura de transportes, ferramentas como AutoCAD Civil 3D e InfraWorks conseguem estruturas os conceitos e dão suporte às necessidades do projeto.

Com o Infraworks é possível gerar projetos preliminares que estudam e analisam as melhores soluções para projeto.

O Autodesk Recap consegue processar os levantamentos feitos a Laser através de drones que, com nuvem de pontos, levantam informações das condições reais e tornam mais fácil a visualização das condições reais do local que receberá o novo projeto.

Outras funções como: análise topográfica, Geotecnia, Projetos Executivos, Drenagem, Obras de Artes, Tearraplenagem, Pavimento, análise de trajetos e interferência em obras e outros, tornam a AEC Collection a melhor opção para a execução de obras de infraestrutura.

 

Case de Sucesso: Catter Engenharia

A Catter Engenharia é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Infraestruturas de Transportes, como por exemplo: infraestrutura rodoviária, ferroviária, aeroportuária e sistemas viários urbanos.

Com um desafio de projeto de alargamento do viário e implantação de uma faixa adicional de tráfego, a Catter Engenharia, em parceria com a Frazillio, passou por treinamentos e consultoria para encontrar a melhor solução para o projeto, e o resultado obtido foi um grande destaque e por isso se tornou um Case de Sucesso que você poderá baixar na nossa biblioteca.

 

Case de Sucesso: Canhedo Beppu

A Canhedo Beppu Engenheiros Associados é uma empresa que oferece serviços de consultoria e de elaboração de projetos de engenharia na área de infraestrutura de transportes (rodoviária, ferroviária, portuária e viária urbana), através de estudos conceituais, projetos funcionais, básicos e executivos utilizando BIM.

Seu projeto surgiu da necessidade de produzir um maior detalhamento de uma obra rodoviária, em local de grande complexidade, para avaliação dos diversos conflitos de interferências. Em parceria com a Frazillio para o apoio na análise das soluções tecnológicas adequadas, fornecimento de softwares, treinamentos direcionados e suporte técnico, a Canhedo Beppu alcançou seu objetivo com muito sucesso.

Você poderá conferir o case completo e detalhado através do e-book Case de Sucesso.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected]. Acompanhe também nossa página no Facebook.

Você sabia que somos Centro Autorizado de Treinamentos (ATC®)  da Autodesk? Acesse nossa Plataforma de Treinamentos e saiba mais!

 

Conteúdos relacionados

[Artigo] BIM: Tendência mundial na indústria de projetos e construção e suas Políticas Globais →

[Artigo] Conheça os Benefícios do BIM para Engenharia Civil →

[E-book] 5 Benefícios do BIM para a Engenharia Civil →

[E-book] Introdução ao BIM – Um guia para o seu primeiro projeto →

[E-book] Etapas para o Processo de Implementação BIM (Building Information Modeling) →

 

 

Natalia Magatti

Formada Arquiteta e Urbanista pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2016 e atua na Frazillio desde 2018 como Analista de Treinamentos. Trabalha com softwares BIM desde seus estudos sobre os usos de Revit em 2014 elaborando modelos 3D e pós produção de imagens utilizando softwares como AutoCad, 3Ds Max e plataformas como A360.