Boas práticas para trabalhar remotamente com o BIM 360 Design

O estabelecimento de fluxos de trabalho e formas de colaboração eficazes para entregáveis mais precisos em projetos de AEC, são fatores recorrentes para empresas com níveis maiores de maturidade BIM (Modelagem da Informação da Construção). Entretanto, diante de algumas situações adversas à locomoção dos funcionários ao escritório, a colaboração digital pode se tornar vital para quem não trabalhava baseado nisso. A Autodesk fornece o BIM 360 como solução para conectar as equipes e os dados do projeto em tempo real, desde os estudos preliminares até a construção, apoiando a tomada de decisões gerenciais e levando a resultados mais previsíveis e lucrativos.  

BIM 360 Design

A plataforma BIM 360 possui alguns produtos destinados a diferentes etapas projetuais. Entre eles, o BIM 360 Design permite acesso aos modelos do Revit, Civil 3D e Plant 3D para trabalho em nuvem simultâneo com outros colaboradores, diretamente dos modelos armazenados no BIM 360 Docs.

boas-praticas-trabalho-remoto-BIM-360-design Boas práticas para trabalhar remotamente com o BIM 360 Design

Imagem 1 – Interface do BIM 360 Design | FF Solutions

 

Boas práticas de trabalho remoto com o BIM 360 Design

Para assinantes novos, ou existentes, do BIM 360 Design que não possuem experiência com trabalho remoto, boas práticas são recomendadas para continuar trabalhando produtivamente na nuvem. Veja a seguir algumas delas:  

Preparação adequada da plataforma

O administrador do projeto deve preparar o ambiente de colaboração executando as seguintes configurações de serviço:

  • Adicionar as equipes e seus membros;
  • Definir as pastas para as equipes;
  • Definir o tipo de fluxo de trabalho para colaboração entre as equipes.

Verifique a sua rede

É necessário pelo menos 5 Mbps de velocidade de upload e download para uma conexão mais eficaz ao BIM 360 Design. Teste a velocidade da sua Internet e, se necessário, verifique com seu provedor a atualização do seu serviço. Para aumentar a garantia de que os modelos serão sincronizados corretamente na nuvem, verifique se o serviço do Revit Accelerator está sendo executado, pois, em caso de interrupção da conexão, poderá continuar trabalhando localmente e, quando voltar a rede, o Accelerator sincronizará o que foi desenvolvido.  

Mantenha seus softwares atualizados

Certifique-se de que o Revit, Civil 3D ou Plant 3D estejam atualizados para assegurar a conexão com a nuvem. Caso tenha conectado seu ambiente desktop à sua conta do BIM 360 Docs, também verifique frequentemente as atualizações do Autodesk Desktop Connector.  

Gerencie o uso das suas licenças

A Autodesk fornece aos seus usuários meios de continuar utilizando uma licença do Revit, Civil 3D ou Plant 3D fora do escritório, mesmo quando ligada ao servidor da empresa. No caso das licenças Multi-user, é possível solicitar uma emprestada do servidor por um tempo especificado de no máximo 6 meses.

O empréstimo é feito para cada usuário e computador e exige conexão com a rede para o procedimento. Somente máquinas que podem estabelecer uma conexão com o servidor de licenças serão capazes de conceder uma. Feito o processo, será controlada pelo Network License Manager para a máquina que a concedeu e durante o período especificado.

Para o login na conta do BIM 360, certifique-se de estar logado somente na máquina que estiver utilizando atualmente. Ao entrar em várias com o mesmo usuário, poderá causar conflitos que geram possível perda de trabalho.

Em caso de dificuldades sobre o gerenciamento ou acesso à sua conta remotamente, entre em contato com o suporte da FF Solutions. Todos os nossos clientes têm acesso à equipe de suporte especializada em softwares de infraestrutura, edificações e manufatura.  

 

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.  

 

Leia mais

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

[Artigo] Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360  

[Case de Sucesso] Implementação do BIM na Egis Brasil

Jennifer Angélica

Técnica de Informática pela ETEC da Zona Leste, com foco em programação, e estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho. Em aprendizado das tecnologias para arquitetura e urbanismo proporcionadas pela Autodesk, bem como os processos e características BIM que elas oferecem. Possui interesse e estudos na área de acessibilidade e urbanismo. Desde 2019 trabalha na Frazillio na área de Customer Success.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter