Devo investir na capacitação de equipes na indústria da construção?

Cultivar as habilidades dos funcionários leva a uma melhor retenção de talentos, melhor desempenho das ferramentas e projetos mais consistentes. Saiba por que a capacitação de equipes na indústria da construção é importante e como construir um programa. 

Os proprietários de empresas entendem que seus colaboradores precisam de hardware confiável, equipamentos de proteção de alta qualidade e softwares atualizados para realizar suas tarefas.  

No entanto, há outro pilar que às vezes é deixado de lado: o treinamento eficaz. Alguns proprietários veem os custos de implementação de um programa de treinamento e desenvolvimento de funcionários como incompatíveis com seus objetivos de negócios de longo prazo.   

Em uma pesquisa realizada pelo Work Institute de 2020, validou-se a importância do treinamento dos funcionários: 20% dos funcionários que deixaram um emprego voluntariamente o fizeram por falta de oportunidades de desenvolvimento de carreira, incluindo treinamento ou qualificação.  

Esse volume de negócios custa às empresas norte-americanas US $ 630 bilhões anualmente, ou cerca de US$ 15.000 por saída de funcionário.   

No Brasil, segundo a edição 2020-2021 da pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Panorama do Treinamento no Brasil: Indicadores e Tendências em Gestão de T&D, 2020 foi o ano da liderança e das aulas ao vivo, com um crescimento de 10% na capacitação de líderes e o treinamento de lideranças como prioridade das empresas em 2021. 

Ainda segundo a pesquisa, Indústria e Serviço são os setores que mais investem em T&D. Entretanto, concluiu-se que as empresas brasileiras treinam 53% menos horas por colaborador do que as americanas, sendo esta uma oportunidade incrível de melhoria e ganho de competitividade. 

FF-Solutions-é-a-nova-parceira-da-Autodesk-1 Devo investir na capacitação de equipes na indústria da construção?

Imagem 1 – Biblioteca de Imagens da Autodesk

Por que investir em programas de aprendizagem? 

Cada vez mais, os avanços na tecnologia e as mudanças nos processos do local de trabalho revelam onde empregadores e funcionários não se alinham.  

Quando uma empresa investe em um sistema organizado e eficiente de treinamento de funcionários, ajuda a garantir que todos estejam aprendendo de maneira consistente e sistemática. 

Em última análise, isso melhora suas habilidades e conhecimentos, prepara-os para maiores responsabilidades no trabalho (e potencialmente avanços) e mostra que eles são uma parte valiosa da empresa.  

O treinamento eficaz é uma das melhores maneiras para os líderes da empresa incutirem uma base de conhecimento. Também ajuda os gerentes a identificar o que cada trabalhador deve saber para ajudá-lo a tornar-se mais produtivo e valioso. 

Por sua vez, os empresários colherão os frutos do treinamento dos funcionários: custos de produção mais baixos, menos tempo gasto corrigindo erros e organizações mais seguras e inclusivas.  

Um Relatório de Aprendizado no Local de Trabalho de 2020 do LinkedIn Learning mostra que alguns funcionários são mais propensos a participar de treinamentos se a administração reconhecer seus esforços.  

O estudo do Work Institute descobriu que o treinamento (ou a falta dele) é a categoria que mais cresce de motivos pelos quais os funcionários deixam seus empregos voluntariamente, aumentando 117% desde 2013. 

A boa notícia é que os empregadores começaram a ouvir os pedidos dos funcionários por oportunidades de qualificação mais focadas e intencionais.  

De acordo com o LinkedIn Learning 2021 Workplace Learning Report , a atualização e requalificação é a meta número 1 dos programas de aprendizado e desenvolvimento (T&D) nas empresas no momento. (Em segundo lugar, outro tipo de treinamento de funcionários: liderança e gestão.)  

As empresas que estão reduzindo seus investimentos nesses programas, ou que não os têm, serão deixadas para trás por uma força de trabalho que está crescendo e evoluindo rapidamente. 

O custo de não treinar funcionários  

Algumas empresas de todos os setores citam o custo como motivo para evitar programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários. 

Ao mesmo tempo, empregadores e empresas querem proteger seu “investimento”, ou seja, as pessoas que contrataram. 

No entanto, sabemos que para isso, é necessário oferecer oportunidades de crescimento, que certamente valerão a pena: um estudo descobriu que, em uma empresa, a taxa de rotatividade de funcionários caiu de 89,6% para 56,7% em um ano após o estabelecimento dos programas de treinamento em toda a empresa.  

Outra coisa a considerar é que os funcionários insatisfeitos são mais propensos a ter um desempenho inferior e cometer erros. Eles também são menos propensos a se preocupar com a qualidade e produtos do trabalho.  

Ao fornecer a eles os recursos para fazer seu trabalho corretamente e aprender sobre os avanços em sua área de especialização, uma empresa pode mitigar o tempo e o dinheiro perdidos por funcionários com baixo desempenho.   

Trabalhadores não treinados têm um baixo valor de produção. Se os funcionários não souberem usar adequadamente todas as ferramentas à sua disposição, sua qualidade de trabalho é menor e de menor valor.  

Assim, eles perdem mais tempo com tentativa e erro, e a empresa perde recursos na forma de materiais desperdiçados.

Isso pode deixar clientes insatisfeitos, e o funcionário, que se sente despreparado e com poucos recursos, provavelmente sairá. 

blab Devo investir na capacitação de equipes na indústria da construção?

Imagem 2 – Biblioteca FF Solutions

Invista em capacitação eficiente para a sua equipe 

Ter uma equipe nivelada e alinhada sobre as novas metodologias, como o BIM, por exemplo, é essencial para garantir o sucesso do cliente.  

O treinamento eficaz dos funcionários não é um cálculo de tamanho único. À medida que o cenário de trabalho muda para trabalho remoto e horários flexíveis, a ideia de qual é o melhor tipo de treinamento de funcionários também muda. 

Na BuildLab Academy, uma plataforma completa e multidisciplinar, desenvolvida pela FF Solutions, você encontra um verdadeiro ecossistema de transformação digital, com treinamentos técnicos, trilhas de aprendizagem e comunidades de interesse. 

Para as empresas que quiserem desenvolver e capacitar seus colaboradores de forma personalizada, será possível contar com a solução Enterprise da BuildLab Academy, e construir o seu programa de capacitação, usufruindo de diferentes formatos de conteúdo e jornadas de aprendizado, além da possibilidade de desenvolvimento de uma plataforma exclusiva para a empresa. 

Todos os conteúdos disponibilizados na BuildLab Academy são selecionados a partir de uma curadoria especializada feita pela equipe técnica da FF Solutions e profissionais renomados do mercado, selecionados para compor o time de professores. 

Atualmente, a BuildLab Academy tem disponíveis treinamentos que podem ser realizados a qualquer momento e com uma equipe de suporte técnico que pode ser acionada para tirar dúvidas. Algumas das opções são: 

  • Curso de Introdução ao BIM 
  • Coordenação BIM 
  • Modelagem Arquitetônica em BIM 
  • Geoprocessamento para Infraestrutura 
  • Projetos Geométricos de Rodovias 
  • Automação de Projetos de Infraestrutura  

Informações adicionais 

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira o artigo na íntegra, produzido por Kimberly Holland, escritora e editora de estilo de vida, para a Autodesk.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? 

Acesse o site da BuildLab Academy e conheça um ecossistema multidisciplinar completo com treinamentos e conteúdo sobre BIM e inovação para o setor de AEC, e faça parte de uma comunidade de especialistas.

Traduzido e adaptado pela equipe de Comunicação e Marketing da FF Solutions 

Autor original: Kimberly Holland, escritora e editora de estilo de vida.

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.