Como evitar as 5 principais armadilhas da ineficiência de projetos

  • 20.01.2020
  • Autodesk
  • 0 comentários

A ineficiência de projetos é um fator aparente quando não usamos as ferramentas corretas dentro de um fluxo de trabalho. Pensando nisso, preparamos uma lista de como evitar as 5 armadilhas mais comuns da ineficiência de projetos. Confira a seguir:

1 – Visão bidimensional

Por que incomoda:

Testar as opções dos projetos levam muito tempo, e acabam por atrapalhar a produtividade.

Solução:

Explore, o quanto antes, diferentes caminhos de uso com a modelagem 3D inteligente.

→ Embora o CAD 2D tenha um lugar importante, não se deve contar muito com ele em trabalhos de projeto conceitual ou prototipagem rápida. Ele dificulta a exploração de todas as opções do projeto, o que pode levar seus projetos a um nivelamento indesejado. Com a modelagem 3D inteligente, você consegue testar a viabilidade de diferentes abordagens nos primeiros estágios da fase de projeto. Com isso, o fluxo de trabalho fica mais eficiente e seus projetos de fato acontecem.

2 – Projetar isoladamente

Por que incomoda:

Desenhos sem uma coordenação eficiente são uma perda de tempo e de dinheiro.

Solução: 

O projeto colaborativo aprimora o fluxo de trabalho e melhora a qualidade.

→ Os projetos de edificações ou infraestrutura só têm sentido quando se reúnem. Então, por que criá-los isoladamente? Com a modelagem 3D baseada na nuvem, todos os membros da equipe de projetos trabalham no mesmo plano em tempo real, e você pode identificar dificuldades e problemas precocemente e corrigir erros que poderiam custar muito caro mais adiante. O acesso em qualquer lugar e a qualquer hora permite que você estabeleça parceria com especialistas globais e faça experimentações com modelos de entrega mais colaborativos.

3 – Projeto desvinculado da realidade

Por que incomoda:

A falta de dados ambientais reduz a qualidade

Solução:

Use informações de construção para projetar no contexto.

→ As pesquisas topográficas convencionais são demoradas, e a inserção desses dados nos programas de projeto demora ainda mais. Como projetista, isso significa que você às vezes começa seus projetos com uma página em branco, mesmo que haja uma tela onde ela será colocada. Isso significa retrabalho, se você não tiver conseguido capturar as estruturas existentes de maneira correta. É possível evitar essa situação, capturando antecipadamente dados sobre o terreno e as estruturas existentes e integrando essas informações em um modelo que reflita todas as dimensões do local. Agora você pode projetar no contexto real, para que seus projetos se integrem perfeitamente ao ambiente onde se encontram. O entendimento mais realista do projeto desde o seu começo poupa tempo e dinheiro, e entrega edificações e infraestrutura de melhor qualidade.

4 – Apresentações desinteressantes

Por que incomoda:

Os clientes não conseguem visualizar a intenção do seu projeto em 2D.

Solução:

Crie visualizações impactantes com renderizações 3D detalhadas.

→ Em um mundo onde jogos 3D e filmes CGI são comuns, os desenhos 2D podem parecer sem graça e até confusos, para as pessoas de fora do setor . Com as renderizações 3D e as experiências interativas, você pode mostrar aos clientes e ao público a aparência final do seu projeto, permitindo que eles se integrem melhor às ideias que você propõe. Se, em uma reunião, alguém der uma sugestão, você pode analisar modelos revisados em tempo real, acelerando o consenso e o processo de planejamento.

5 – Lapso de comunicação com a equipe de construção

Por que incomoda:

Maior risco de retrabalhos, má qualidade e danos à sua reputação

Solução:

Comunique seus projetos em todos os ângulos, resolvendo os problemas o quanto antes.

→ A entrega de um projeto deixou de significar, simplesmente, entrar em contato com o empreiteiro na sua fase final. Os modelos mais colaborativos de entrega propõem que todas as partes envolvidas participem desde o início. Com os modelos 3D detalhados, você pode convidar os empreiteiros a analisar os projetos iniciais sob a perspectiva da capacidade de construção, garantindo sua viabilidade desde os estágios iniciais. Você e seus clientes se beneficiarão com projetos de maior qualidade, menos excessos decorrentes de retrabalho, e, o melhor de tudo, sua reputação continuará impecável.

Prepare o caminho para o sucesso! Resolva a ineficiência de projetos e fluxos de trabalho. Para mais informações, baixe o e-book:

Kit de ferramentas para o engenheiro moderno

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. 

Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

Leia mais

[Artigo] BIM: Tendência mundial na indústria de projetos e construção e suas Políticas Globais →

[Artigo] Conheça os Benefícios do BIM para Engenharia Civil →

[E-book] 5 Benefícios do BIM para a Engenharia Civil →

[E-book] Introdução ao BIM – Um guia para o seu primeiro projeto →

[E-book] Etapas para o Processo de Implementação BIM (Building Information Modeling) →

Frazillio

Soluções Inovadoras para sua Empresa!

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >