Expectativa de crescimento da construção chega a 5% em 2021

Pelo segundo trimestre consecutivo, de acordo com o CBIC, a expectativa de crescimento da construção aumenta.

Em coletiva de imprensa recente, feita no último dia 25 de outubro, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) trouxe informações bastante positivas sobre o desempenho econômico da indústria e sobre as perspectivas de crescimento da construção para o 3º trimestre de 2021. 

Segundo o estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção”, realizado pela CBIC, a expectativa para o PIB do setor subiu para 5% neste 3º trimestre, o maior crescimento em dez anos. 

No entanto, conforme avaliou o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor poderia crescer ainda mais se não fossem os aumentos das taxas de juros e dos materiais. 

Para Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, entre alguns dos fatores que justificam esse crescimento da construção e a projeção atual, estão a demanda consistente por imóveis, a força do crédito imobiliário, o avanço expressivo dos financiamentos imobiliários, o avanço do processo de vacinação, a desaceleração do aumento de preços dos materiais necessários ao setor, mesmo que modesta, e a continuidade de pequenas obras e reformas. 

A economista também apresentou dados que mostram que ao desagregar o indicador do Nível de Atividade da Construção por segmento, a Construção de Edifícios aparece como o segmento com maior desempenho do setor, e todos os três segmentos – construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para a construção – destacam-se acima de suas médias históricas. 

Com o marco legal do saneamento, o segmento de obras de infraestrutura também apresenta expectativas de expansão para os próximos anos. 

Em estudo realizado pela KPMG e Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) identificou-se que para atingir a universalização do saneamento até 2033, proposta pelo marco, serão necessários quase R$ 500 bilhões em investimento, com investimentos mais expressivos nas redes de distribuição e adutoras.

  

Informações adicionais

Saiba mais sobre o assunto em nossas fontes de referência Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 3º trimestre de 2021 e Construção tem maior expansão em dez anos; saneamento deve dar impulso extra ao emprego – Gazeta do Povo.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >