Gêmeos Digitais: o que é e sua influência na indústria de AEC

Não é segredo que a arquitetura, engenharia e construção (AEC) está ficando para trás em relação a outras indústrias quando se trata de adotar a digitalização e a tomada de decisão baseada em dados. Mas isso está mudando, à medida que os profissionais da indústria percebem que, para seguir em frente, eles precisam começar a pensar – e a trabalhar – de maneira diferente.

À medida que a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e tecnologias de computação em nuvem impulsionam a transformação digital da indústria de AEC, os gêmeos digitais estão ganhando força. As ferramentas estão se tornando mais poderosas e os designers e proprietários estão começando a entender como podem otimizar o mundo construído.

What_Is_a_Digital_Twin_Fabrication Gêmeos Digitais: o que é e sua influência na indústria de AEC

Imagem 1 – Biblioteca de imagens Autodesk

Gêmeos Digitais: o que é?

Um gêmeo digital é uma representação digital de um ativo físico ou ambiente, como um carro, uma ponte ou um edifício. É visto mais como um modelo de informação do que um modelo 3D tradicional. É uma referência de dados comum que é criada durante um estágio de planejamento de projeto e abrange todas as fases do ciclo de vida de um ativo, do projeto à fabricação e construção à operação e manutenção – até mesmo ao seu uso ou reutilização futura.

Ao contrário dos modelos de dados estáticos, os gêmeos digitais são entidades dinâmicas e “vivas” que evoluem em tempo real. Eles aprendem, atualizam e se comunicam com suas contrapartes físicas trocando dados durante todo o ciclo de vida do ativo usando tecnologias de IA, aprendizado de máquina e IoT. Armados com essas simulações dinâmicas, os usuários desses gêmeos virtuais podem evitar problemas antes que eles aconteçam, explorar novas oportunidades e planejar o futuro.

Gêmeos Digitais aplicado à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC)

Gêmeos digitais em arquitetura, engenharia e construção (AEC) são réplicas abrangentes de ativos construídos e seus sistemas, podendo assumir três formas distintas:

  • Um prédio;
  • Um elemento de infraestrutura, como uma ponte;
  • Um ecossistema complexo de ativos conectados, como uma rede ferroviária, um parque de escritórios ou uma cidade.

Na indústria da construção, os gêmeos digitais processam informações como dados operacionais para sistemas HVAC e MEP (mecânicos, elétricos e hidráulicos); dados de peças e manutenção e dados ambientais coletados por meio de sensores IoT.

Em uma nova construção, um gêmeo digital é criado no início de um projeto, à medida que as equipes de AEC e os proprietários trabalham juntos para definir as metas de desempenho e os resultados desejados. Conforme o projeto avança, os dados são continuamente coletados e mapeados para o modelo, usando uma plataforma como o Autodesk Tandem. Quando o ativo é entregue ao proprietário, o gêmeo virtual coleta dados operacionais que podem ser usados ​​para ajustar o desempenho e gerenciar a manutenção a longo prazo, bem como apoiar a desativação e uso futuro.

gemeos-digitais-o-que-e-blog-capa-ff-solutions Gêmeos Digitais: o que é e sua influência na indústria de AEC

Imagem 2 – Autodesk Tandem | Biblioteca Autodesk

Como o gêmeo digital está sempre evoluindo com os dados fornecidos por seu gêmeo físico, ele pode realizar simulações e previsões em resposta às condições em tempo real. Um gêmeo digital na indústria da construção pode ser usado, por exemplo, para alinhar a fachada solar de um edifício para seguir o caminho do sol ou modificar o fluxo de ar interno para minimizar a disseminação de patógenos.

Gêmeos Digitais e BIM

O BIM (Building Information Modeling) está impulsionando a digitalização da indústria da construção, usando modelos multidisciplinares e colaboração em nuvem para informar o projeto e o gerenciamento de ativos construídos e os sistemas dentro deles.

aec-bim-building-design-owner-transparent-scaled Gêmeos Digitais: o que é e sua influência na indústria de AEC

Imagem 3 – Modelo BIM | Biblioteca Autodesk

Os gêmeos digitais realizam todo o potencial do BIM, conectando dados e processos com gerenciamento de informações bidirecional em tempo real. Apesar de gêmeos digitais poderem ser criados sem o BIM, trazê-los ao seu potencial máximo começa com fluxos de trabalho integrados e o compartilhamento de informações que já impulsionam o processo BIM.

Espera-se que, no futuro, a maioria dos gêmeos digitais seja integrada ao processo BIM para dar a todos melhores insights em um ambiente padronizado. O valor dessas percepções se estende além de qualquer projeto único; os dados capturados podem ser alimentados nas fases de planejamento e design de novos projetos, aplicando o aprendizado de dados para melhorá-los continuamente.

4 benefícios dos gêmeos digitais

Os gêmeos digitais oferecem benefícios de curto e longo prazo. No curto prazo, os benefícios se concentram na operação, fornecendo uma única fonte de verdade que pode ajudar a reduzir custos, diminuir riscos e incertezas e maximizar a eficiência; a longo prazo, os gêmeos digitais estendem o valor do BIM ao longo do ciclo de vida do ativo.

Infrastructure-cityscape-05-highway-with-overlay-scaled Gêmeos Digitais: o que é e sua influência na indústria de AEC

Imagem 4 – Infraestrutura Civil | Biblioteca Autodesk

1. Para proprietários: decisões mais inteligentes, melhor ROI

Os gêmeos digitais ajudam os proprietários a tomar melhores decisões de negócios desde a fase de planejamento e design, capacitando-os a acessar dados valiosos e explorar cenários que irão maximizar o desempenho e estender o ciclo de vida de seus investimentos.

2. Para gerentes: operações mais suaves, manutenção mais fácil

Desde o primeiro dia, os proprietários e operadores podem começar a operação eficiente dos ativos, sem se preocupar com a confusão (ou falta) de documentação de manutenção. Os gêmeos digitais fornecem um segmento digital que combina dados agregados de uma maneira simples, fazendo o trabalho pesado para rastrear coisas como manutenção e otimizar o consumo de energia, liberando os operadores para se concentrarem em seus trabalhos.

3. Para empresas AEC: Mais valor é igual a mais negócios

Quando as empresas de AEC podem oferecer mais serviços e mais valor, elas ganham mais projetos.

De acordo com o e-book “Demystifying Digital Twin for Architecture, Engineering and Construction”, da Autodesk, 80% do valor da vida útil de um ativo é realizado nas operações. Quando as empresas AEC podem colaborar com os proprietários de antemão para definir as prioridades e expectativas de desempenho, elas agregam mais valor ao ajudar os proprietários a maximizar seus investimentos por meio de maior economia de energia, melhor manutenção e melhor qualidade de vida para os ocupantes.

4. Para todos: o valor de longo prazo

À medida que os gêmeos digitais ganham impulso no AEC, designers e proprietários podem criar estratégias de longo prazo sobre o desempenho de seus ativos e as implicações gerais. No futuro, os gêmeos digitais podem formar a base das cidades para serem mais resistentes aos mais diversos desafios globais.

Informações adicionais

Deseja saber mais sobre Gêmeos Digitais? Então, confira o artigo na íntegra (em inglês),produzido por Sarah Jones, editora da seção de AEC no Redshift Autodesk.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

 

Traduzido e adaptado pela equipe de Comunicação e Marketing da FF Solutions

Autor original: Sarah Jones, editora seção AEC Redshift Autodesk, e Equipe de Vídeo Redshift

Emerson Rodrigues

Formado em Relações Públicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com mais de 4 anos de experiência na área de Marketing Digital, atendendo empresas do setor de tecnologia em agências de Marketing e Publicidade. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Relações Públicas, relacionamento e eventos.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >