Interoperabilidade em soluções Geo + BIM

  • 21.07.2020
  • Autodesk
  • 0 comentários

O primeiro ponto que deve ser definido quando se busca interoperabilidade em soluções BIM é o fluxo de trabalho a ser realizado para a troca de informações. A interoperabilidade é a capacidade de intercambiar as trocas de dados entre aplicativos específicos em determinado momento do ciclo de vida do projeto.

Nesse âmbito, também é necessário mapear a troca de informações entre os stakeholders do projeto, o que nos leva a uma conexão de usuários e aplicativos como uma forma de compatibilizar informações, elementos e processos do modelo.

interoperabilidade-solucoes-geo-bim-1 Interoperabilidade em soluções Geo + BIM

Imagem 1 – Representação da interoperabilidade entre usuários | Reprodução FF Solutions

 

Iremos nos aprofundar no fluxo de trabalho Geo + BIM, onde abordaremos as etapas deste processo e as particularidades de conexão entre estes. Para falarmos sobre a interoperabilidade de diferentes aplicativos, falaremos sobre o formato de dados com a finalidade de permitir o intercâmbio de um modelo informativo sem perda ou distorção de dados ou informações.  

 

Interoperabilidade Geo

O compartilhamento de dados entre os universos de GIS e AEC sempre foi um desafio. Na grande maioria das vezes, a troca de informações envolve a sua exportação em arquivos de formato interoperável, como .SHP para os aplicativos GIS, .DXF para CAD e .IFC para BIM.

Entretanto, no que se refere a dados geográficos, a parceria entre a Autodesk e a Esri possibilitou o desenvolvimento do Autodesk Connector for ArcGIS, recurso nativo do AutoCAD, do Civil 3D e do Infraworks que permite a conexão direta ao ArcGIS Online. Dessa forma, elimina-se a necessidade de exportação/importação de arquivos e se abre a possibilidade para utilização de dados GIS armazenados no ArcGIS Online diretamente pela internet. Como essa conexão é dinâmica, qualquer atualização feita na base de dados, seja em um aplicativo GIS da Esri, seja nos aplicativos da Autodesk supracitados, será automaticamente compartilhada entre todos os partícipes do projeto.

interoperabilidade-solucoes-geo-bim-2 Interoperabilidade em soluções Geo + BIM

Imagem 2 – Conexão a dados GIS pelo Infraworks, como a área sujeita à inundação (em azul), redes subterrâneas de gás (em laranja), árvores e postes de iluminação pública, todos mapeados pela Prefeitura de São Paulo (GeoSampa)

 

Interoperabilidade BIM

No nosso exemplo de fluxo de trabalho abordaremos a modelagem da informação em um aplicativo BIM, onde os elementos  modelados possuem além de uma geometria, informações. Neste exemplo falamos sobre o Revit.

Estes objetos compõem o modelo BIM e todas as informações inseridas em sua estrutura podem ser consultadas, combinadas, extraídas e reutilizadas no desenvolvimento do empreendimento, abastecendo nosso banco de dados e auxiliando também nas etapas de orçamento e planejamento.

interoperabilidade-solucoes-geo-bim-3-1 Interoperabilidade em soluções Geo + BIM

Imagem 3 – Ilustração da conexão de objetos, modelo BIM e banco de dados | Reprodução FF Solutions

 

Interoperabilidade BIM + GEO

Neste exemplo, falamos sobre o Revit e, para importar um modelo no Infraworks, precisamos ter algumas precauções para que o modelo seja importado com êxito: conferir a localização correta dos dados e que a vista 3D esteja disponível.

interoperabilidade-solucoes-geo-bim-4 Interoperabilidade em soluções Geo + BIM

Imagem 4 – Modelos em arquivo do Revit (.RVT) abertos no Infraworks | Reprodução FF Solutions

 

Adicionalmente, já é possível abrir modelos armazenados em arquivos RVT no ArcGIS Pro e também publicá-lo no ArcGIS Online, onde ele poderá ser visualizado de forma integrada a outros dados GIS.

Abaixo, você confere um vídeo sobre interoperabilidade BIM (em inglês):

 

Por fim, assim como as próprias empresas Autodesk e Esri anunciam, ressaltamos que o desenvolvimento de novas e melhores formas de interoperabilidade entre os seus aplicativos está apenas no início e deve evoluir significativamente nos próximos anos.  

Informações adicionais

Texto desenvolvido em parceria pelos especialistas técnicos da FF Solutions, Larissa Gimenez, Especialista Técnica em Edificações, e Lucas Tafarello, Especialista Técnico em Geoprocessamento.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

Leia mais

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

[FF University] Plataforma de Conteúdo BIM e Inovação em AEC

Frazillio

Soluções Inovadoras para sua Empresa!

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter