O que é Lean Construction? Confira 5 princípios da construção enxuta

Lean construction, ou construção enxuta, é uma metodologia altamente colaborativa, que tem o objetivo de enxugar e simplificar processos. 

Para isso, a construção enxuta envolve todas as partes interessadas no estágio de planejamento da produção, inclusive as pessoas que fazem diretamente o trabalho.  

Alguns dos principais pontos dessa metodologia envolvem identificar quais atividades não geram valor, quais erros são recorrentes e se há etapas da construção que geram algum tipo de desperdício. 

Quando os trabalhadores especializados têm autonomia para tomar decisões que influenciam o cronograma do projeto, gargalos são evitados, há menos desperdício, a produtividade do canteiro de obras aumenta, e os projetos avançam com mais fluidez, eficiência e rentabilidade. 

Qual a diferença entre a construção enxuta e a tradicional? 

Para evitar que projetos continuassem ficando acima do orçamento e sendo entregues com atraso, o setor da construção civil precisava aprimorar a gestão da obra e trabalhar de modo mais inteligente, e é exatamente isso que a construção enxuta veio oferecer. 

Enquanto na construção tradicional resolve-se os problemas quando eles surgem, gerando a sensação de estar sempre resolvendo problemas, no método enxuto o foco está em uma estratégia bem planejada, já prevendo possíveis problemas que possam surgir, conseguindo assim evitar que eles aconteçam. 

lean-construction2-1024x682 O que é Lean Construction? Confira 5 princípios da construção enxuta

Imagem 1 – Biblioteca de Imagens Autodesk

Conheça 5 princípios do Lean Construction

1. Evitar desperdício

Remover etapas do fluxo de produção que não agregam valor, tornando o processo mais simples.

Dessa forma, as equipes conseguem entregar mais, com custos menores, sem afetar negativamente a qualidade da entrega.  

Para isso, é importante analisar quais atividades podem ser realizadas de forma mais eficiente, contando com a ajuda de processos automatizados, ou até mesmo, pensando como diminuir a distância do local de descarga de materiais do local onde serão aplicados, por exemplo. 

2. Otimizar o tempo

Um bom planejamento é essencial para que a construção enxuta tenha sucesso. Por isso, deve-se criá-lo a partir das necessidades do cliente, definindo as fases dos processos de forma estruturada, previsão de problemas e planos para possíveis situações de crise.  

Alguns exemplos que podem acontecer ainda no planejamento são definir que atividades que podem ser feitas em paralelo em vez de sequencialmente, diminuindo o tempo de conclusão da obra.  

Outro caso é planejamento de estocagem do material, pensando quais materiais precisam estar disponíveis primeiro.

Assim, compra-se primeiro o que está próximo do uso, evitando trabalho desnecessário, como necessidade de movimentar materiais mais de uma vez, além da perda no fluxo de caixa. 

3. Transparência

Simplificar a comunicação entre processos e pessoas reduz ruídos no entendimento e consequentemente falhas.  

Busque formas de manter a equipe alinhada e sem obstáculos físicos e visuais no canteiro de obras e facilite a comunicação entre as partes. Assim, as diferentes áreas conseguem compartilhar ideias e alinhar objetivos. 

4. Padronizar processos e fluxos de trabalho

Cada projeto tem suas especificidades, diferentes prazos de conclusão, disponibilidade de mão-de-obra e maquinário e limitações de local, por isso sabemos que é impossível evitar algumas incertezas.  

Ainda assim, existe a possibilidade de criar processos construtivos padronizados e reduzir a necessidade de gerenciamento in loco. 

Algumas formas de padronização incluem definir processos específicos de compra de materiais; remanejamento de equipes quando necessário e também o uso de sistemas únicos para instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo. 

 Buscar parcerias que sigam a mesma metodologia e realizar o treinamento dos colaboradores com as informações necessárias também são fatores importantes. 

5. Agregar valor à construção

Por fim, chegamos a um dos pontos mais cruciais no lean construction: agregar valor ao produto. 

Fazer pesquisas de mercado que considerem aspectos como a área da construção, aspectos culturais, faixa etária e outras características do público-alvo é uma forma de agregar valor.  

Com a soma de todos os benefícios gerados pelo uso do método de construção enxuta e honestidade em sobre o resultado possível, você pode superar as expectativas do cliente, criando um produto que se encaixa da melhor forma nas suas necessidades e exigências. 

Você também sai ganhando, pois além de reduzir custos na execução da obra ainda terá a confiança do cliente. 

lean-construction-1024x682 O que é Lean Construction? Confira 5 princípios da construção enxuta

Imagem 2 – Biblioteca de Imagens Autodesk

Tecnologia no Lean Construction

A tecnologia é uma grande aliada na aplicação da metodologia lean, alguns softwares, por exemplo, colaboram para o armazenamento de informações em tempo real do andamento no canteiro de obras, facilitando a gestão de recursos, prazos e falhas a serem corrigidas. 

Por meio da tecnologia também pode-se acessar formas de medição mais eficiente, automação de tarefas e elaboração de relatórios. 

Informações adicionais 

Deseja saber mais sobre o assunto? Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? 

Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC. 

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.