Como mapear projetos de infraestrutura viária em BIM

A busca pela eficácia e maior assertividade nos projetos de infraestrutura viária têm movimentado o mercado de engenharia para as consultorias, projetistas e contratantes. As contratantes buscam empresas capazes de entregarem um bom projeto e as consultorias e projetistas buscam ferramentas no mercado para tornar possível a entrega dessa informação de forma rápida e confiável. Tais projetos, normalmente, são compostos por grandes corredores, é o caso das rodovias e ferrovias de nosso país.

 

Sistemas de Mapeamento Móvel para Projetos de Infraestrutura Viária

Um importante fator para o sucesso de um projeto, é um bom estudo topográfico. Há algumas metodologias de execução de topografia em projetos viários já bem consolidadas no mercado. E não há dúvidas que uma excelente ferramenta que apoia esses levantamentos é o Sistema de Mapeamento Móvel Terrestre, também conhecido como Mobile Mapping System (MMS). É um sistema composto por sensores como: Laser Scanner (LIDAR), GNSS, Câmeras, Sistema de Navegação (INS), entre outros. Cada sensor é responsável pela coleta de importantes informações, que consolidadas, representam a realidade física da região levantada em um ambiente virtual em 3D.

blog-post Como mapear projetos de infraestrutura viária em BIM

Leica Pegasus: Two e Riegl VMX-2HA

Para a validação e apoio desse tipo de levantamento, se faz necessário a utilização de pontos de controle ao longo da área de estudo através de técnicas clássicas de topografia. Usualmente o pré-processamento desses dados são realizados em softwares nativos dos fabricantes e o resultado consiste em uma nuvem de pontos georreferenciada, ou seja, a “eternização” daquele corredor viário no momento da captura dos dados.

Projetar a partir de uma informação em 3D, permite ao técnico projetista, entender o real comportamento de um terreno de forma detalhada e também seus obstáculos, sem ter a necessidade de ir a campo e favorece o propósito da metodologia BIM, que é executar um projeto de maneira eficiente, com informações inteligentes que contribuam para as etapas de planejamento, orçamento e execução da obra, operação e manutenção do empreendimento, permitindo muitos ganhos a todo ecossistema envolvido durante a sua vida útil.

modelo-viário-3d Como mapear projetos de infraestrutura viária em BIM

A Frazillio, líder no mercado de consultoria em BIM para infraestrutura viária, possui uma equipe capacitada para entender os processos das empresas consultoras e projetistas em infraestrutura viária e auxiliá-las na implementação da metodologia BIM em seus fluxos de trabalho, desde a captura da realidade para estudos topográficos, até a entrega do projeto a seus clientes.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos.

Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

 

Leia mais

[Artigo] Captura da realidade em 3D na gestão de empreendimentos através do BIM →

[Artigo] Usos do BIM para Infraestrutura: Conheça os Cases de Sucesso de nossos Clientes →

[Artigo] 4 tendências que estimulam a colaboração na indústria AEC →

[Artigo] Captura de Realidade e a utilização do Autodesk Recap 360 →

[Artigo] Tendência mundial na indústria de projetos e construção e suas políticas globais →

Brayam Santos

Brayam Santos tem mais de 10 anos de experiência técnica e comercial, tanto para negócios, quanto para a prestação de serviços na área de engenharia para as indústrias AEC e Mineração. Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, já atuou no desenvolvimento de negócios para venda de sensores de captura da realidade em 3D e na prestação de serviços de engenharia na área de infraestrutura viária. Na Frazillio, atua como Desenvolvedor de Negócios Estratégicos.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >