Navisworks 2023: confira as novidades!

As atividades de ganho de produtividade no Navisworks estão diretamente vinculadas às propriedades (também chamadas de parâmetros, ou atributos) dos elementos, sobretudo em qual deles se encontra uma informação de um elemento.  

Navisworks-2023-Figura-2 Navisworks 2023: confira as novidades!

Figura 1: Categorias e propriedades Fonte: FF Solutions

A identificação das propriedades dos elementos são fundamentais para a gestão do modelo no Navisworks.  

Dependendo do elemento selecionado e do nível do mesmo na hierarquia do modelo, um conjunto de propriedades diferentes aparece. Um exemplo típico deste caso é a criação de Search Sets, agrupamentos inteligentes de elementos a partir de um mesmo critério, definido por uma ou mais propriedades.  

Os Search Sets podem ser utilizados para facilitar o agrupamento de elementos a serem utilizados nos levantamentos de quantitativos, simulações de Planejamento BIM 4D, detecção de interferências, dentre outras aplicações. 

Navisworks-2023 Navisworks 2023: confira as novidades!

Figura 2: Exemplo de Search Sets para seleção de elementos de mesmo material Fonte: FF Solutions

Ao selecionar elementos oriundos de modelos BIM elaborados no Revit, os parâmetros de tipo são normalmente exibidos na aba Revit Type, enquanto os parâmetros de instância são exibidos na aba Element, na janela de propriedades do Navisworks. 

O grande impacto na atualização Navisworks 2023

Na versão 2023 dos softwares Autodesk, veio uma grande mudança em relação à localização destes parâmetros no modelo lido pelo Navisworks. 

Quando abrimos no Navisworks 2023 um modelo do Revit 2023 com parâmetros do projeto e/ou parâmetros compartilhados preenchidos nas instâncias, uma nova aba é criada especificamente para esses parâmetros. O nome desta aba é Custom, conforme figura a seguir: 

Navisworks-2023-Figura-3 Navisworks 2023: confira as novidades!

Figura 3: Categoria Custom para parâmetros compartilhados e/ou do projeto. Fonte: FF Solutions

Para quaisquer parâmetros de tipo, as informações aparecem na hierarquia de tipo de família dos elementos na Selection Tree, não mais na instância, e são exibidas na aba Type. Demais informações de instância seguem sendo exibidas na aba Element. 

Navisworks-2023-Figura-4 Navisworks 2023: confira as novidades!

Figura 4: Nova categoria para parâmetros de tipo. Fonte: FF Solutions

Essa nova organização facilita o trabalho na criação de Search Sets, pois fica mais clara a localização de cada parâmetro e as atividades desenvolvidas no Navisworks ficam mais produtivas, como o controle de qualidade BIM, BIM 4D e o levantamento de quantidades. 

Outra melhoria proveniente da atualização do Navisworks 2023 é que parâmetros compartilhados em modelos diferentes em um mesmo modelo federado deixam de ser duplicados, facilitando a utilização da ferramenta Selection Inspector para a consulta de informações de múltiplos elementos selecionados: 

Navisworks-2023-Figura-5 Navisworks 2023: confira as novidades!

Figura 5: Selection Inspector. Fonte: FF Solutions

E agora? 

Tais mudanças podem gerar impactos nos seus projetos em andamento e futuros, sobretudo na forma na qual você organiza os parâmetros especificamente para serem lidos pelo Navisworks ou nas suas configurações de Search Sets 

Search Sets desenvolvidos em versões anteriores do Navisworks podem deixar de funcionar quando aplicados ao Navisworks 2023 em conjunto com projetos do Revit 2023. Portanto, cabe uma avaliação crítica sobre a atualização do uso do Navisworks em projetos em andamento, e uma revisão dos Search Sets para novos projetos caso exista um padrão a ser seguido. Além disto, cabe o destaque: em hipótese alguma é recomendada a atualização/upgrade de projetos em elaboração para novas versões de Revit, sob o risco de ter perdas de informação e retrabalhos inesperados.  

Portanto, avalie a aplicação destes novos recursos em projetos novos e faça os testes necessários antes da tomada de decisão em proceder com a atualização. 

Veja também:

Como criar vínculos de modelos no Revit

Informações adicionais

Deseja saber mais sobre o assunto? Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? 

Acesse o site da BuildLab Academy e conheça um ecossistema multidisciplinar completo com treinamentos e conteúdo sobre BIM e inovação para o setor de AEC, e faça parte de uma comunidade de especialistas.

Marlon Gildo

Marlon formou-se engenheiro civil na FNC e tem pós-graduação em Building Information Modelling pela PUC Minas. Atua como especialista técnico no time de Serviços Profissionais da FF Solutions.