Você sabe o que é LOD?

LOD: nível de desenvolvimento x nível de detalhamento

LOD (Nível de desenvolvimento), define o quão detalhadas as informações de um elemento BIM devem ser no modelo. O AIA (Instituto Americano de Arquitetos) definiu o sistema visando sua aplicação em todo o modelo BIM, para seus diversos usos possíveis.

O conceito surgiu inicialmente como Nível de Detalhamento, mas foi substituído por Nível de Desenvolvimento, pois notou-se que a informação e sua confiabilidade eram pontos relevantes para o modelo BIM.

Como os dois conceitos têm a sigla LOD, ocorrem problemas de compreensão entre as diferenças entre eles e quando cada um está sendo utilizado. A geometria é apenas parte da informação do elemento, mas não necessariamente o mais importante em determinada etapa do projeto.

No momento da construção não é necessário saber a aparência de um elemento para encomendá-lo, nem para colocá-lo no edifício, mas é importante saber qual seu fabricante e o número do modelo. É preciso saber as suas dimensões para compatibilizá-lo com os elementos ao seu redor, mas também não é preciso necessariamente saber como o objeto se parece exatamente.

Sendo assim, em termos gerais, do elemento são definidos como:

  • LOD 100 – O modelo é representado como um estudo de massa e os seus elementos podem ser representados graficamente por meio de símbolos, linhas ou volumes genéricos.
  • LOD 200 – Os elementos possuem geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização próximos aos reais. Outras propriedades de informações podem estar vinculadas ao elemento.
  • LOD 300 – Os elementos possuem geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização que refletem as condições reais do empreendimento. Outras propriedades de informações podem estar vinculadas ao elemento.
  • LOD 400 – Idem ao LOD 300, porém os elementos do modelo permitem ser utilizados para gerar documentos de fabricação e/ou montagem para a construção.
  • LOD 500 – Os elementos refletem o modelo conforme construído em termos de dimensões, forma, localização, quantidade, posição, dados técnicos e fabricante – as-built.

Dessa forma, o objetivo de se utilizar o LOD é que as informações úteis para cada momento da utilização do elemento, estejam presentes no modelo BIM. Abaixo podemos observar um exemplo de como seria a categorização LOD de uma cadeira de escritório:

 

lod-1 Você sabe o que é LOD?

(Fonte: Adaptado de BIM Forum)

 

Já o Nível de detalhamento indica uma medida da quantidade de informações fornecidas. Por ser uma medida de quantidade, a ideia é que todas as informações fornecidas são relevantes para o projeto e por isso podem ser necessárias.

Nível de Desenvolvimento e Nível de Detalhe estão diretamente ligados. Não é possível ter um certo nível de desenvolvimento se o nível de detalhe não existe.

Apenas definir o nível gráfico de detalhe não é tão relevante. Não importa quão realista o objeto parece ser, se não existirem dados do fabricante e modelo ninguém pode realizar o orçamento ou encomendá-lo para compra.

 

Estrutura de tabelas LOD

Tabelas típicas LOD são constituídas para padronizar as características dos elementos do modelo.  Algumas são livres e flexíveis como AIA E-203, outras são longas e complexas como a tabela australiana desenvolvida pela NatSPEC.

As tabelas de LOD devem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada contratante. Não existe uma regra definitiva adotada no mercado, mas existem diversos modelos que podem ser utilizados como base para criação dos padrões que serão de fato utilizados no projeto. A seguir, algumas das tabelas para definição de LOD são apresentadas:

  • BIM FORUM – ” Level of Development Specification”;
  • AIA (EUA) – “Model Element Table”;
  • USACE – “Minimum Modelling Matrix” ou “M3”;
  • Veteran affairs (EUA) – “VA Object Element Matrix”;
  • NatSpec – “BIM Object Element Matrix”.

Portanto, tabela de LOD é um termo genérico para descrever a tabelas que definem a informação dos elementos do modelo e como essa informação será utilizada em cada fase ou etapa do projeto. A importância desta definição reside no fato de garantir que a informação adequada, para os usos esperados da contratante, seja correspondida nos elementos de modelo.

 

Como utilizar o LOD no seu projeto

A melhor forma de se começar a desenvolver uma tabela LOD é utilizando-se alguma das tabelas de modelo mencionadas neste post, por serem fontes completas para se extrair informações e entender sobre aplicação do LOD. As tabelas não precisam ser muito complexas no início, basta conter as informações necessárias para aquele projeto específico. Várias tabelas LOD podem ser desenvolvidas se necessário.

Outros níveis de LOD podem ser criados além dos padrões citados neste artigo. O formato do LOD foi projetado para que seja possível inserir outros níveis entre os níveis preexistentes. Contudo, é imprescindível definir o que cada um deles significam para que fique claro quais informações são necessárias para preencher a tabela de LOD utilizada no projeto.

É possível definir diferentes tipos de LODs para diferentes elementos em um mesmo projeto. Isso permite que o usuário visualize em um mesmo momento elementos com níveis de desenvolvimento diferentes (como mostra a imagem abaixo).

 

FINAL Você sabe o que é LOD?

(Fonte: Pratical BIM)

Imagem de capa extraída de BIM Forum.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900 ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado Autodesk? Acesse nossa Plataforma de Treinamentos.

Acompanhe também nossa página no Facebook.

FF Solutions

Soluções Inovadoras para sua Empresa!