O que é o metaverso na construção civil?

Após o anúncio feito em julho pelo presidente do Facebook sobre a criação de uma equipe dedicada ao desenvolvimento de um metaverso da companhia, o termo apresentou alta na internet e tornou-se tema recorrente em conversas sobre tecnologia, realidade virtual e tendências para o futuro. 

Os planos de mudança do Facebook para Meta falam de um futuro breve, com uso de ferramentas como óculos leves e discretos de realidade virtual para entrar e circular em mundos online onde seria possível realizar uma série de atividades como conhecer pessoas, fazer compras e praticar atividades físicas, por exemplo. 

Há também o entendimento do metaverso enquanto um passo seguinte à internet móvel e à realidade virtual (imersão por meio de óculos 3D e visão 360°) e realidade aumentada (que une elementos virtuais e paisagens reais). 

Mas, onde está o metaverso na construção civil? É o que vamos contar para você neste artigo!

O que é metaverso?

Metaverso é um tipo de universo digital que replica a realidade em um mundo completamente digital, imersivo, colaborativo e compartilhado. 

Ainda que a viralização do termo tenha acontecido a partir do anúncio do amplo projeto de Zuckerberg, quando falamos de metaverso existem muitas possibilidades.  

Alguns games, por exemplo, já utilizam plataformas baseadas em metaverso.

Outra possibilidade são ferramentas corporativas para levar o trabalho para um mundo virtual, como a Microsoft vêm desenvolvendo com o Mesh for Teams. 

metaverso-na-construção-e1639167221228 O que é o metaverso na construção civil?

BIM to Digital Twins by Autodesk.

O que o metaverso na construção civil pode proporcionar? 

Em 2020, antes do anúncio do Facebook, outro universo digital chamado Omniverso já estava avançando. 

Segundo a NVIDIA, desenvolvedora do Omniverso, esta é uma plataforma aberta, facilmente extensível, desenvolvida para colaboração virtual e simulação fisicamente precisa em tempo real, onde criadores, designers, pesquisadores e engenheiros podem conectar as principais ferramentas de design, ativos e projetos para colaborar e iterar em um espaço virtual compartilhado. 

O metaverso na construção civil proporciona o uso de todo o potencial do BIM.  

É o que vemos quando nos deparamos com os gêmeos digitais, réplicas abrangentes e exatas de ativos construídos e seus sistemas, que quando alimentadas com informações podem simular comportamentos reais de forma digital. 

Diferente dos modelos 3D tradicionais, os gêmeos digitais estão sempre evoluindo com dados fornecidos por seu gêmeo físico, permitindo realizar simulações e previsões em resposta às condições em tempo real. 

Durante o avanço do projeto, dados são continuamente coletados e mapeados para o modelo, usando uma plataforma como o Autodesk Tandem 

Com a entrega do ativo ao proprietário, o gêmeo virtual passa a coletar dados operacionais para serem usados no ajuste de desempenho e gerenciamento da manutenção a longo prazo, bem como para apoiar a desativação e uso futuro. 

Quais outras possibilidades do metaverso?

Essa nova possibilidade ainda pode ser usada para criar versões virtuais de cidades inteiras, ajudando a entender exatamente como cada local funciona e tornando a cidade mais eficiente para seus habitantes. 

Por ser bastante trabalhoso, projetos maiores começam a partir de pequenas partes, escalando passos do projeto ao longo do tempo e engajando novos departamentos da cidade, por exemplo. 

Outra solução facilitadora para os gêmeos digitais é o novo conjunto de produtos Unity Reflect, que ajuda a conectar dados BIM, partes interessadas e todas as fases do ciclo de vida de arquitetura, engenharia e construção em uma plataforma em tempo real imersiva e colaborativa em tempo real, independentemente do local onde o usuário estiver. 

Informações Adicionais  

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time → 

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk?

Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.  

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >