Empresas 5.0: o que são e como impactam a sociedade?

As empresas 5.0 tem a educação como uma causa, atuam com responsabilidade social corporativa, legado e propósito, com um olhar para o futuro da educação corporativa. 

Enquanto a indústria 4.0 revolucionou as formas de trabalho das empresas por meio de tecnologias como Internet of Things (IoT), Computação na Nuvem, Análise de Dados, Inteligência Artificial e Machine Learning, a quinta revolução industrial, ou indústria 5.0 traz como diferencial o fator humano. 

Após a compreensão de como preparar empresas, instituições e governos para tirar o melhor proveito das novidades tecnológicas, chegou o momento de encarar um novo horizonte. 

Mas e como fazer parte desse movimento e qual o papel das empresas nessa nova revolução? 

É o que vamos contar para você nesse artigo! 

Indústria 5.0

A quinta revolução industrial é uma evolução natural, caracterizada por trazer o toque humano às inovações da Indústria 4.0. 

A ideia inicial foi lançada em 2016, pelo governo japonês, em seu 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. 

Chamada de Sociedade 5.0, ou Sociedade Superinteligente, a proposta era que as novas tecnologias fossem usadas para aprimorar as capacidades humanas, promovendo o bem-estar social e não apenas o crescimento econômico. 

Mais uma vez o trabalho será transformado, com a descentralização da tecnologia e um novo olhar para a colaboração entre seres humanos e robôs, homens e máquinas. 

Como são as empresas 5.0? 

Antes de tudo, as empresas 5.0 são empresas educadoras. 

São organizações que entendem seu compromisso e protagonismo dentro do mercado de atuação, dentro delas mesmas e para a sociedade. 

Acompanhando a indústria nessa mudança de foco, da tecnologia e da informação, para um novo propósito que alinha a tecnologia às questões ambientais e sociais. 

As empresas 5.0 estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 2030 e com os fatores ESG – Environmental, Social and Governance ou Melhores Práticas Sociais, Ambientais e de Governança. 

Para adentrar essa nova dimensão, é essencial refletir sobre o futuro da educação corporativa, entendendo como as organizações aprendem e ensinam, já que é apenas por meio da educação que os profissionais que formam a empresa podem alinhar-se aos novos objetivos. Colaboradores precisam conhecer as tecnologias a fundo para explorar todo o seu potencial. 

As organizações que tem compromisso no momento de formar suas equipes, de capacitar e reter talentos terão um grande diferencial para esse novo momento da indústria. 

empresas-5.0-humanidade-1024x682 Empresas 5.0: o que são e como impactam a sociedade?

Pessoas trabalhando no escritório da Autodesk em São Francisco, CA.

Veja também:  

Saiba como funciona a Creative Cloud (armazenamento em nuvem)

Empresas 5.0 e o Lifelong Learning

Uma ideia bastante aplicada pelas empresas 5.0 é o Lifelong Learning. O termo inglês refere-se a uma aprendizagem continuada, ou educação para toda vida. 

A proposta é que o modelo tradicional de educação, que prende as pessoas à ideia de formação do ensino básico à pós-graduação, seja superada. 

O Lifelong Learning entende a educação enquanto um processo contínuo, que é realizado ao longo de toda a vida. 

No meio corporativo, esse tipo de aprendizagem é essencial para que as empresas tenham colaboradores constantemente atualizados e uma cultura organizacional que não dependa das estruturas formais de conhecimento. 

É importante entender que todos os mercados evoluem. Hoje, fala-se da indústria 5.0, mas e quais serão os próximos movimentos?  

A transformação digital é um caminho contínuo. Por isso, é importante estar presente nessa jornada de evolução constante de colaboradores e clientes, no Lifelong Learning. 

Os benefícios de ser 5.0

A indústria 5.0 traz diferentes benefícios para diferentes frentes. 

No cenário da iniciativa pública, por exemplo, pode refletir em maiores investimentos na educação da população trabalhadora. 

Para as empresas podemos visualizar a otimização de custos, redução do desperdício e maior eficiência em seus processos. 

Já aos consumidores, os benefícios estão na produção mais rápida e mais barata, maior qualidade dos produtos e maior rapidez por parte das empresas na assimilação e personalização das suas necessidades. 

Para todos, vemos um melhor relacionamento com o meio ambiente e mais responsabilidade sobre a forma como nossas ações impactam o planeta Terra.

Informações adicionais

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk?

Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

Raquel Volpe

Formada em Comunicação Social com habilitação em Mídias Eletrônicas pela Estácio Florianópolis. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Marketing de Conteúdo.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >