OpenBIM: o que é, como funciona e vantagens

Embora o BIM tenha movido a indústria à frente com modelos digitais 3D vinculados aos dados de projeto, o openBIM é outra faceta chave na transformação digital do ambiente construído. Ele permite que equipes em disciplinas anteriormente isoladas – como processos arquitetônicos, estruturais e mecânicos – troquem informações enquanto ainda usam seu software preferido.

O OpenBIM ajuda as equipes de construção a trabalhar de forma mais eficiente, entregar um produto melhor para seus clientes e começar a desbloquear o potencial de uma indústria alimentada digitalmente.

O que é OpenBIM?

Uma definição simples do openBIM é que é uma forma de equipes multidisciplinares que não estão rodando o mesmo software trocarem informações. Por meio de um conjunto de padrões e procedimentos de trabalho compartilhados, o openBIM melhora o fluxo de dados e permite a interoperabilidade entre equipes, ferramentas e processos em todas as fases da construção. Dessa forma, entendemos que o OpenBIM não é um software, mas uma forma de trabalhar.

buildingSMART , consórcio sem fins lucrativos, do qual a Autodesk é um membro fundador, coordena, ratifica e mantém a maior parte da atividade em torno do openBIM para promover a adoção em todo o setor. Para a organização, o “openBIM ajuda a conectar pessoas, processos e dados para atingir as metas de entrega, operação e manutenção de ativos”, ao longo de todo o ciclo de vida de um ativo.

6 Princípios Básicos do OpenBIM

De acordo com a definição da buildingSMART, o OpenBIM possui 6 princípios básicos:

  • A interoperabilidade é a chave para a transformação digital na indústria de ativos construídos.
  • Padrões abertos e neutros devem ser desenvolvidos para facilitar a interoperabilidade.
  • Trocas de dados confiáveis dependem de benchmarks de qualidade independentes.
  • Os fluxos de trabalho de colaboração são aprimorados por formatos de dados abertos e ágeis.
  • A flexibilidade na escolha da tecnologia cria mais valor para todas as partes interessadas.
  • A sustentabilidade é protegida por padrões de dados interoperáveis ​​de longo prazo.
BIM_City_Construction-02 OpenBIM: o que é, como funciona e vantagens

Imagem 1 – Projeto de construção em BIM | Biblioteca Autodesk

Como o OpenBIM funciona?

Construir um edifício do início ao fim requer um esforço coordenado entre diferentes disciplinas, como arquitetos, engenheiros e empreiteiros em geral. Essas disciplinas geralmente estão em empresas diferentes, que usam softwares diferentes. O OpenBIM cria uma linguagem comum para maior transparência e fecha lacunas de comunicação. Todos os envolvidos em um projeto podem usar seu software preferido e salvar as informações do projeto como um arquivo IFC independente de fornecedor.

O OpenBIM envolve diferentes equipes exportando para IFC para comunicar o estado atual de seus projetos. As outras equipes usam esse arquivo como referência, trabalhando contra ele para entregar um design bom e coordenado. Entenda os dois tipos de arquivo que criam uma linguagem comum no openBIM:

Arquivo Industry Foundation Class (IFC)

Um arquivo IFC é o padrão de interoperabilidade de fato aberto para o BIM. É um tipo de arquivo digital que permite a troca de informações entre aplicativos de criação de desktop que não falam o mesmo idioma. As equipes de projetos selecionam uma definição de visualização de modelo específica, que define a versão de esquema IFC específica a ser usada para que todas as partes estejam falando exatamente a mesma linguagem.

Arquivo BIM Collaboration Format (BCF)

O BCF comunica problemas de design entre plataformas. Não importa quem é o autor dos dados BIM e qual ferramenta é usada para rastrear problemas, outros podem sinalizar e rastrear problemas em suas ferramentas preferidas com o BCF.

BIM_Hospital_Structure-4 OpenBIM: o que é, como funciona e vantagens

Imagem 2 – Ilustração de visão estrutural de hospital renderizado em BIM | Biblioteca Autodesk

Como o OpenBIM está impulsionando a jornada digital da indústria

À medida que a AEC avança em direção a uma maior colaboração digital, esta abordagem unificada para o processo de design e construção beneficia todas as equipes de design e construção das seguintes maneiras:

Alinhamento das Partes Interessadas

Equipes diferentes trabalham nos mesmos arquivos para coordenação de todo o projeto, o que pode reduzir falhas de comunicação, o principal motivo de 52% do retrabalho. Um ecossistema aberto fornece uma imagem completa de um projeto igualmente acessível a todas as equipes.

Interoperabilidade

A troca fácil de dados entre pessoas, plataformas e fluxos de trabalho ajuda a eliminar informações isoladas e cria eficiências. Por exemplo, profissionais de construção, às vezes, gastam 35% de seu tempo procurando os documentos certos. Com um ecossistema conectado, eles podem encontrar facilmente o que precisam.

Ecossistema conectado

Soluções como Autodesk Construction Cloud, Resolve, Datum 360, hh2 e Newforma desenvolveram APIs de nuvem para interoperabilidade, permitindo a troca de dados BIM.

Gestão de ativos de longo prazo

A IFC preserva digitalmente as informações do projeto para uso em todo o ciclo de vida da estrutura. Enquanto o BIM cria o combustível para gêmeos digitais, os padrões openBIM garantem que os dados que vão para o processo BIM sejam interoperáveis, permitindo a otimização contínua e o monitoramento de uma estrutura muito depois do corte da fita.

Processos e projetos mais sustentáveis

Quando as equipes de design coordenam informações e fluxos de trabalho, isso resulta em um processo mais eficiente e conectado. Trabalhar a partir de informações comuns permite que as equipes se concentrem mais nos resultados importantes do projeto, como o impacto do carbono, por exemplo.

Redução do excesso de cronograma e orçamento

O acesso em tempo real a todos os dados do projeto pode ajudar os projetos a entrarem no orçamento e no cronograma. Um conjunto comum de informações em cada ferramenta de autoria permite que designers e profissionais de construção identifiquem erros digitalmente antes do início da construção e evitem problemas ao longo dela.

 

Informações adicionais

Deseja saber mais sobre OpenBIM? Então, confira o artigo na íntegra (em inglês),produzido pela Kyle Bernardt – Autodesk Industry Strategy Team Lead, disponível no Redshift Autodesk.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

Traduzido e adaptado pela equipe de Comunicação e Marketing da FF Solutions

Autor original: Kyle Bernardt – Autodesk Industry Strategy Team Lead

Emerson Rodrigues

Formado em Relações Públicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), com mais de 4 anos de experiência na área de Marketing Digital, atendendo empresas do setor de tecnologia em agências de Marketing e Publicidade. Integra o time de Comunicação & Marketing da FF Solutions, à frente das ações de Relações Públicas, relacionamento e eventos.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >