Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Uma das partes mais árduas de projetos é a fase de compatibilização, pois há a exigência que as várias disciplinas combinem entre si para que possam se integrar corretamente quando tudo for realmente executado. O grau de dificuldade e a quantidade de tempo que essa etapa requer varia de cada tipo de projeto, mas um que demanda de muita atenção com os outros programas envolvidos para que possa sair soluções de fato eficazes, é o planejamento urbano.

O urbanismo geralmente atende projetos de grandes áreas e com grande fluxo de diferentes tipos de pessoas. As cidades já possuem projetos estabelecidos, além de sistemas de gerenciamento, organização, controle, entre outros. Sendo assim, quando alguma intervenção urbana precisa ser feita, é de extrema relevância que os responsáveis analisem tudo já existente e como aquele meio funciona entre as suas diferentes funções para que possam gerar as melhores propostas, e quando isso não é feito, problemas ainda maiores podem surgir.

Planejamento urbano e acessibilidade

Atualmente, alguns dos maiores problemas encontrados nas cidades é a dificuldade de deslocamentos e os respectivos problemas de acessibilidade concebidos por meio disso, e as enchentes. Tais impasses dependem não somente da análise em si, mas também de tudo que está associado, o que exige uma colaboração entre diferentes profissionais.

A acessibilidade, por exemplo, é uma questão tanto do projetista em si, como do uso do solo e até de transporte, e depende do quão eficientemente os três atendem a cidade. Já as enchentes, só poderiam ser enfrentadas com eficácia se tanto as soluções de drenagem dos urbanistas e dos engenheiros fossem combinadas, além de alinhar com o programa de gestão da área.

Portanto, o trabalho de integração dos diferentes tipos de conhecimento sobre uma cidade é necessário e deve acontecer em vários níveis da prática. Entretanto, há dificuldades em como um trabalho multidisciplinar com um bom sistema de colaboração entre os profissionais poderia se integrar, mas um projeto norteado pelo BIM (Modelagem da Informação da Construção) pode auxiliar muito para que tudo isso seja possível, e a Autodesk oferece soluções tecnológicas que atendem muito bem essa metodologia e as particularidades de projeto citadas.

[E-book] O que é BIM? Entendendo os conceitos da Modelagem de Informação da Construção →

Soluções da Autodesk

As coleções de softwares da Autodesk oferecem ferramentas essenciais de BIM para projetos, e especificamente a AEC Collection, proporciona possibilidades nos setores de urbanismo, infraestrutura, logística, construção, edificações e plantas industriais. Os softwares incluídos nesta coleção exploram muitos cenários de fluxos de trabalho, e ainda facilitam e agilizam a maneira como são feitos. Veja a seguir alguns fluxos de trabalho que ajudam em aspectos de projetos de urbanismo.

→ Infraworks + Civil 3D + Revit + Navisworks

As ferramentas da Collection oferecem um sistema de coordenadas compartilhado para o que for necessário em um planejamento urbano. 

1-1-1024x240 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

É possível compartilhar os sistemas de referência do Civil 3D. Para o Revit, ou ao contrário. 

2-1024x267 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk
3-1024x225 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

E ainda, importar para o Navisworks e ter uma localização precisa do projeto a ser executado. Nesse mesmo software, é possível reunir os arquivos das outras disciplinas para verificar possíveis conflitos, resultando em maior eficácia na compatibilização.

4-1024x355 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Também pode compartilhar o sistema de coordenadas com o modelo do Infraworks, e os elementos criados nele podem ser importados para o Revit, Civil 3D ou Navisworks com a possibilidade ainda de alterações.

→ Recap PRO + Revit + Navisworks

Use um conjunto de ferramentas de BIM para realizar o projeto completo de áreas já existentes. 

5-1024x431 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Use o Recap Pro para digitalizar a área em que será realizado o projeto urbano. 

6-1024x292 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Use as digitalizações do Recap Pro no Revit para projetar em cima do local já existente. Tem a possibilidade de usar as imagens como guias de referência para o desenho.

7-1024x441 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Importe o projeto finalizado do Revit para o Navisworks e poderá realizar análises para detectar interferências entre todos os projetos necessários, além de poder criar animações 4D e 5D de acordo com o seu cronograma de obra.

→ Vehicle tracking + AutoCAD

Faça a análise de forma mais rápida das alternativas para soluções de problemas de tráfego nas cidades.

8-1024x382 Otimize o planejamento urbano com soluções da Autodesk

Explore opções alternativas de design e rotatórias e avalie a conformidade com as normas de segurança. Ainda pode criar animações 2D ou 3D dos caminhos dos veículos. Tem a possibilidade de integrar alguns recursos no AutoCAD para continuar com o projeto.

Colaboração multidisciplinar

Esses projetos podem ser armazenados, compartilhados, organizados e gerenciados através do BIM 360 Docs. A ferramenta conecta todos os tipos de arquivos dos softwares da Autodesk com um sistema de controle para evitar alguns conflitos. O gerenciamento e o controle adequados dos documentos apoiam a troca de informações ao longo do ciclo de vida do projeto. Portanto, um sistema simplificado e bem orquestrado é de extrema importância.

De início, os documentos precisam ser: mantidos seguros, atualizados, acessíveis em tempo hábil para atualizações ou revisões e auditáveis em caso de litígio. A falta desses itens pode causar ineficiências e fazer com que o projeto não funcione. A colaboração baseada em nuvem e as ferramentas de compartilhamento de arquivos fornecem acesso a documentos digitais a qualquer momento e em qualquer lugar, no escritório e no campo.

O BIM 360 Docs torna os documentos mais atualizados disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar: no computador do escritório de trabalho, no seu dispositivo móvel, no campo ou em todo o país como um membro da equipe distribuída. 

Isso melhora drasticamente a eficiência da equipe do projeto, reduz os atrasos na comunicação e diminui o risco de trabalhar com planos ou desenhos desatualizados. Os recursos de permissões flexíveis dessa solução garantem que apenas as pessoas corretas tenham acesso às informações adequadas no momento certo.

Fontes:

Cidades e o equilíbrio entre oportunidades e deslocamentos (ArchDaily, Jun 2019)

Enchentes em São Paulo: polarizações entre urbanismo, engenharia e gestão de risco (ArchDaily, Abr 2019)

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected]. Acompanhe também nossa página no Facebook. Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos!

Leia mais

[Artigo] Conheça a Autodesk AEC Collection: Coleção de Arquitetura, Engenharia e Construção 

[Artigo] 12 Benefícios da Assinatura Autodesk →

Jennifer Angélica

Técnica de Informática pela ETEC da Zona Leste, com foco em programação, e estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho. Em aprendizado das tecnologias para arquitetura e urbanismo proporcionadas pela Autodesk, bem como os processos e características BIM que elas oferecem. Possui interesse e estudos na área de acessibilidade e urbanismo. Desde 2019 trabalha na Frazillio na área de Customer Success.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >