Primavera P6 e sua atuação no Ciclo de Vida do Projeto

Hoje falaremos sobre o P6, uma das ferramentas da solução Oracle Primavera na gestão do ciclo de vida do projeto. Geralmente, as ferramentas de gerenciamento de projetos são associadas à agendamento e acompanhamento do cronograma do projeto, gráficos Gantt e alocação de recursos. De fato, estas funcionalidades fazem parte de boa parte das ferramentas PPM (Project Portfolio Management, ou Gerenciamento do Portfólio de Projetos). Entretanto, esta funcionalidade justifica a utilização de uma plataforma específica, apenas para obtermos estas informações?

Pensando em cada projeto isoladamente, realmente é difícil vislumbrar os ganhos e benefícios que a empresa tem ao utilizar ferramentas de gestão de projetos. Entretanto, ao agrupar os cronogramas de todos os projetos de uma grande empresa em uma plataforma central, em uma fonte única de dados, é possível analisar quais os projetos mais importantes e que requerem um plano de ação. Com as informações do andamento do projeto e o histórico de projetos passados, é possível agrupá-los em portfólios por divisão ou unidade de negócio, criar gráficos de tendência, antecipando riscos e facilitando a tomada de decisão antes que o projeto saia fora de controle. Por outro lado, os recursos são limitados, e ter um banco de dados centralizado permite que se analise quais especialidades estão com sobrecarga de trabalho, ou quais funcionários possuem uma carga de trabalho menor e podem assumir diferentes atribuições baseados em suas habilidades.

Indo mais além: a empresa nem sempre dispõe de orçamento e recursos para executar todos os projetos planejados em um determinado período. Com as informações dos projetos em andamento, mais um sistema centralizado de classificação e ordenação de ideias e propostas, é possível visualizar quais os projetos mais lucrativos e interessantes para a empresa investir, tudo isto embasado com dados e informações concretas.

E são justamente estas funcionalidades que o P6 oferece: fornecer insumos para a análise e priorização dos projetos e programas, agendar o cronograma e gerenciar o andamento dos projetos e a alocação de recursos, identificar os possíveis gargalos dos projetos e os pontos de atenção e visualizar o desempenho de cada portfólio de projetos através de dashboards interativos e relatórios, atuando ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção da ideia, elaboração e entrega do projeto, até o comissionamento, manutenção e operação das facilities.

 

Leia mais sobre a solução Oracle Primavera:

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900 ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado Autodesk? Acesse nossa Plataforma de Treinamentos.

Acompanhe também nossa página no Facebook.

André Barrozo

Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá. Atua com ferramentas de projetos de engenharia desde 2008, tendo trabalhado como Especialista de Plantas Industriais e Engenheiro de Sistemas pela Progen e Odebrecht Engenharia de Projetos, além de prestar consultoria para a Degremont Brazil. Participou de diversos projetos para clientes como Petrobras E&P, Vale e Braskem, além de estar envolvido na implantação e homologação de diversas ferramentas de engenharia. Atua na Frazillio em 2015 como Especialista em Soluções Oracle Primavera e é certificado como Primavera P6 Implementation Specialist.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >