Otimize projetos de reforma com as Soluções da Autodesk

Enquanto os projetos e obras de novas construções tiveram uma queda de 7% entre 2015 e 2017, o mercado de reforma teve um aumento de 20% no mesmo período, e ainda mais um aumento de 6,3% em 2018 de acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo de 2018 e 2019 do CAU-BR. Esses índices demonstram as consequências que certas circunstâncias econômicas dessa época geraram, assim como as novas possibilidades que as mesmas causaram para se trabalhar no Brasil.

O setor de reforma está atrelado com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos que provocaram a sua própria saturação para novas construções e, em contrapartida, proporcionou mais opções de imóveis que podem ou devem ser remodelados para apropriação de técnicas erradas ou desgastadas, retrofit (adaptar para novo uso), melhor qualidade à população de baixa renda ou ainda para a manutenção de edifícios históricos e antigos.

 

Veja o que as Soluções da Autodesk podem proporcionar:

Assim como outros tipos de projetos, é necessário testar várias possibilidades de soluções que podem ser dificultadas lidando com projetos já construídos e antigos, pois alguns entendimentos ou detalhamentos dependem da existência das documentações corretas da construção que podem ter sido perdidas ou deterioradas caso tenham sido executadas somente no papel. Assim, muitas vezes os arquitetos precisam documentar o projeto antes de iniciar o de reforma em si, o que leva a perda de produtividade, tempo e dinheiro.

Entretanto, já existem tecnologias que aceleram esse processo muitas vezes necessário e ainda otimizam as partes restantes que compõem o projeto de reforma.

Recap

Como meio de facilitar a documentação do projeto já existente, o Recap funciona para criar modelos 3D a partir de fotografias ou digitalização a laser. O produto final é uma nuvem de pontos ou malha pronta que pode ser tratada e dividida em regiões para que ferramentas BIM possam dar continuidade com o projeto de reforma.

recap Otimize projetos de reforma com as Soluções da Autodesk

 

Revit

De acordo com o projeto, as equipes podem usar esse software para importar a nuvem de pontos e começar com o projeto em cima do que já é existente. O Revit proporciona maiores benefícios por ser em BIM (Modelo da Informação da Construção) e já adiantar processos quantitativos durante a modelagem/representação e de redução de erros ainda na etapa de desenvolvimento do projeto.

revit Otimize projetos de reforma com as Soluções da Autodesk

 

Navisworks

Com os projetos finalizados das disciplinas envolvidas na reforma, o Navisworks proporciona uma coordenação dos modelos BIM multidisciplinares para detecção de interferências físicas, simulações e animações 4D do cronograma da reforma e sequência de instalação para que possa ser executado de forma mais assertiva.

navisworks-1024x574 Otimize projetos de reforma com as Soluções da Autodesk

Como adquirir os softwares

Você pode conseguir todos esses softwares citados, que estão na AEC Collection, através da Frazillio, pois vendemos licenças dessa coleção e de outras. Além do mais, somos um Centro Autorizado de Treinamentos da Autodesk (ATC®), assim também podemos te ajudar a aprendê-los da melhor forma possível e a aplicar em seu trabalho.

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected]. Acompanhe também nossa página no Facebook. Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos!

Leia mais

[Artigo] Autodesk AEC Collection: Coleção de Arquitetura, Engenharia e Construção →

[Artigo] Captura da realidade em 3D na gestão de empreendimentos através do BIM →

[Artigo] Projetar e fabricar: Ferramentas essenciais para o engenheiro moderno →

[E-book] 5 Benefícios do BIM para a Engenharia Civil →

[Artigo] Conheça os Benefícios do BIM para Engenharia Civil →

[E-book] Introdução ao BIM – Um guia para o seu primeiro projeto →

[E-book] Etapas para o Processo de Implementação BIM (Building Information Modeling) →

Jennifer Angélica

Técnica de Informática pela ETEC da Zona Leste, com foco em programação, e estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho. Em aprendizado das tecnologias para arquitetura e urbanismo proporcionadas pela Autodesk, bem como os processos e características BIM que elas oferecem. Possui interesse e estudos na área de acessibilidade e urbanismo. Desde 2019 trabalha na Frazillio na área de Customer Success.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >