Captura da realidade em 3D: gestão de empreendimentos através do BIM

Não é novidade que a metodologia BIM (Building Information Modeling) está revolucionando o mercado de engenharia, cada vez mais empresas estão adotando essa tecnologia em suas atividades cotidianas. O sucesso do BIM está diretamente atrelado a diversos fatores, como por exemplo, um bom time técnico e ferramentas adequadas de trabalho. O engajamento da empresa também é fundamental. Outro fator preponderante para o êxito desse processo, são as tecnologias utilizadas para a captura de realidade em 3D.

Como o próprio nome já diz, são sistemas extremamente potentes, muitas vezes compostos por mais de um tipo de sensor, capazes de reproduzir a realidade física em um ambiente virtual. Esses sistemas podem ser utilizados em diversas etapas do ciclo de um empreendimento, seja ele uma rodovia, uma edificação ou qualquer outro tipo de projeto/obra.

Nas etapas de projetos conceituais para corredores (rodovias, ferrovias, aeroportos), algumas dessas técnicas devem ser exploradas, como por exemplo a utilização de DRONES compostos por câmeras. É uma tecnologia de baixo custo, porém de grande benefício, onde facilmente podem ser extraídos modelos de terreno com alta resolução através de técnicas de fotogrametria.

A tecnologia LIDAR na captura da realidade em 3D

Para um projeto executivo, recomenda-se a utilização da tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging), onde sensores são capazes de medir a reflexão de objetos através da luz, com tamanha eficácia, que torna possível a identificação e reconhecimento de objetos, o que, através de uma topografia clássica não poderiam ser identificados. Esses sistemas podem ser móveis, geralmente embarcados em veículos ou também mochilas e podem ser estáticos, fixados em tripés.

O resultado dessa coleta gera um conglomerado de pontos topográficos, popularmente conhecido como nuvem de pontos. Devidos aos tipos de sensores acoplados nessas máquinas, todas as informações extraídas por elas podem ser georreferenciadas.

Durante a execução de uma obra a captura de realidade pode também ser utilizada em diversas etapas, como por exemplo, no controle dimensional das camadas de um pavimento, na averiguação de verticalidade de uma edificação, nas inspeções diárias das obras, durante a movimentação de terra para fins de terraplenagem, dentre outros. Ainda, a nuvem de pontos é muito aproveitada nas máquinas automatizadas, chamadas de “machine control”, pois é subsídio para a alimentação desses equipamentos, tais quais, niveladoras, esteiras, escavadeiras e compactadores.

O As-built, é fundamental na etapa posterior a obra, pois será através dele que será realizada a confrontação entre o “projetado x executado”, sendo fundamental a utilização de Laser Scanner também nessa etapa. Ele validará a qualidade da execução do empreendimento.

Para todas as etapas relacionadas ao empreendimento, independente do segmento, a Frazillio, uma das empresas mais conceituadas no segmento de consultoria em BIM, possui um fluxo bem definido a fim de otimizar processos relacionados a essa metodologia, nos mais variados modais da engenharia. Sabemos que os softwares possuem tecnologia avançada e que precisamos de capacitação para utilizá-los, mas muitas vezes é necessário adaptar alguns processos internos para a adoção da tecnologia.

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected]. Acompanhe também nossa página no Facebook. Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos!

Leia mais

[Artigo] Captura de realidade e BIM: Um único fluxo de trabalho →

[Artigo] Captura de Realidade e a utilização do Autodesk Recap 360 →

[Artigo] Novo Decreto da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM é aprovado →

[Artigo] Tendência mundial na indústria de projetos e construção e suas políticas globais →

[E-book] O que é BIM? Entendendo os conceitos da Modelagem da Informação da Construção →

Brayam Santos

Brayam Santos tem mais de 10 anos de experiência técnica e comercial, tanto para negócios, quanto para a prestação de serviços na área de engenharia para as indústrias AEC e Mineração. Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, já atuou no desenvolvimento de negócios para venda de sensores de captura da realidade em 3D e na prestação de serviços de engenharia na área de infraestrutura viária. Na Frazillio, atua como Desenvolvedor de Negócios Estratégicos.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >