Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias

O Autodesk Revit é um aplicativo de modelagem da informação da construção que opera com o conceito de modelagem paramétrica. De acordo com as definições de configurações de parâmetros ligados às medidas, é possível gerenciar famílias dentro de um projeto, determinando suas dimensões de acordo com as necessidades.

Ao adicionar parâmetros na criação de famílias você passa a ter mais controle sobre as proporções do elemento, criando famílias mais dinâmicas, e ganhando produtividade e flexibilidade para inseri-las no modelo BIM. Para iniciar o desenvolvimento de uma família, vamos aos passos:

Revit e fluxos:

1 – Escolha do template da família

Cada template apresentará características diferentes entre si e isso terá impacto em sua utilização. Como boa prática, iniciamos utilizando o modelo genérico métrico para criação de elementos sem hospedeiro, já em casos aonde a família será atrelada a um hospedeiro deve se escolher modelo genérico métrico de acordo com o hospedeiro, ou por face para englobar qualquer hospedeiro (exemplo por parede, forro ou piso). 

Imagem2-1 Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Passo a passo para escolher o template de famílias mais adequado.

2 – Escolha da categoria

A categoria a ser escolhida deve indicar qual disciplina esta família pertence, caso não haja uma categoria específica para este elemento é indicado escolher a categoria que melhor se adequar.  

Passo-a-passo-para-escolher-a-categoria-da-família Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Passo a passo para escolher a categoria da família.

3 – Criação de parâmetros

Os parâmetros devem conter informações que tornem o modelo mais dinâmico, podendo controlar sua geometria e agregar informações que serão posteriormente a base para os quantitativos. Estes parâmetros serão usados de forma atrelada aos planos de referência e cotas, podendo ser criados quantos forem necessários, pensando sempre em como dinamizar ao máximo a geometria criada.

Passo-a-passo-para-definir-os-parâmetros-da-família Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Passo a passo para definir os parâmetros da família.

4 – Criação de planos e referências e cotas

A criação dos planos de referências e as cotas devem representar a distância que serão atreladas à um parâmetro, o que permitirá controlar as geometrias. 

  • 1 – insira os planos de referência.
  • 2 – insira as cotas.
  • 3 – vincule as cotas aos parâmetros.
Imagem7 Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Passo a passo para a criação de parâmetros da família.

5 – Formas sólidas e vazias

Temos diferentes tipos de formas que podem ser usadas na criação da geometria de uma família, a ideia de uso deve ser dinâmica e livre, sendo criada a partir das vistas de piso e/ou elevação. As formas também podem e devem ser combinadas entre si para criação da família como um todo. As formas vazias são feitas com o mesmo pensamento, porém de forma inversa, já que ela subtrai o volume do espaço que ocupa. 

Opções-de-formas-para-criação-da-família Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Opções de formas para criação da família.

6 – Tipos

As famílias podem ser compostas por tipos, aproveitando a geometria da família para conceber variações de valores nos parâmetros, os quais podem ser de dimensão, material ou qualquer outra informação. 

Imagem8 Revit: fluxo para desenvolvimento de famílias
Resultado da família paramétrica.

Ao se criar uma família no Revit teremos um novo elemento paramétrico que poderá ser utilizado em diferentes modelos, o qual agora compõe sua biblioteca de elementos. Como boa prática devesse padronizar as famílias quanto à categoria e nomenclatura.

Como parte de seus benefícios, as famílias do Revit são dinâmicas, trazendo a possibilidade de alteração de quaisquer parâmetros (pré-definidos e/ou criados), e assim podendo se adequar de acordo com as peculiaridades que cada modelo possui.

Informações adicionais

Quer saber mais sobre nossas soluções?Entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

Leia mais

[Artigo] Projetos de Infraestrutura e Estratégia Nacional de Disseminação BIM

[Programação] Confira os treinamentos com turmas abertas na Frazillio

Larissa Gimenez

Especialista técnica no segmento AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) que já realizou mais de 20 palestras sobre soluções BIM em eventos nacionais. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP (2018) e tem vasta experiência em realizar consultorias e treinamentos para diversas empresas. Na Frazillio, integra a área de serviços profissionais, ministrando treinamentos para profissionais de AEC com foco na metodologia BIM aplicada a fluxos de trabalho. Tem excelente domínio das tecnologias Autodesk Revit e Navisworks.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >