Indústria AEC: 4 tendências que estimulam a colaboração

  • 10.01.2020
  • Autodesk
  • 0 comentários

As quatro tendências são claras para a indústria de AEC, mas o impacto sobre a maneira como os profissionais de projetos realizam seu trabalho e aproveitam essas possibilidades ainda está evoluindo. Veja a seguir:

 

1 – A indústria de AEC está pronta para o BIM Conectado

Historicamente, embora o foco tenha sido o “M” do BIM (“modelagem”), vemos hoje uma rápida mudança de foco para o “I” (“informações”). Essa concentração em informações e a crescente capacidade de compartilhá-las mais facilmente estão permitindo que as equipes de projeto trabalhem juntas de formas antes impossíveis.

O processo BIM interconectado e habilitado para nuvem, ou “BIM Conectado”, está começando a superar o “CAD interoperável” como plataforma de gerenciamento e otimização de projetos para construção. O projeto está no centro desde o início, e não os arquivos e aplicativos individuais. A tecnologia está permitindo que as equipes
se tornem mais conectadas e tenham acesso a um grande volume de informação em qualquer lugar.

A nuvem, por exemplo, conecta dados, sistemas, projetos e equipes, para que tudo e todos possam estar em constante comunicação, com acesso instantâneo aos arquivos, projetos e atividades de projeto mais recentes. Na era da conexão “sempre disponível”, a colaboração em projetos pode ocorrer em tempo real, e as equipes internacionais podem seguir seus fusos horários, com uma parte da equipe do projeto sempre em atividade.

 

2 – A entrega de projetos se tornou mais colaborativa

Os tipos de entrega de projetos colaborativos, como projeto-construção, empreendimentos conjuntos, entrega integrada de projetos (IPD), parcerias público-privadas (PPPs) e acordos de formação de equipe, estão ganhando terreno. Além da fase de projeto, a criação de cadeias de suprimento de produtos tem maior probabilidade de ser internacional e global.

A entrega de projetos está se tornando cada vez mais colaborativa, exigindo novas formas de trabalho conjunto. As empresas de projeto e construção estão buscando combinações alternativas para a formação de equipes, como parcerias para empreendimentos conjuntos. Os usuários finais estão testando o compartilhamento de acomodações amplas e de servidor.

 

3 – A colaboração baseada em nuvem está facilitando os processos BIM e o desejo de conectividade

A colaboração no BIM é mais do que informações. Ela inclui as pessoas que compõem as equipes de projeto e sua necessidade de trabalhar em um espaço compartilhado em tempo real, de forma que decisões, atualizações e comunicações sejam aplicadas, sinalizadas e acompanhadas simultânea e instantaneamente.

 

4 – A nuvem está pronta

A indústria de AEC está aproveitando os benefícios da tecnologia de nuvem e do uso de soluções de colaboração e gerenciamento de dados. A nuvem se tornou onipresente em todos os aspectos das nossas vidas. Já estamos habituados a ter a comunicação ao nosso dispor o tempo todo e acesso ininterrupto a informações e dados onde quer que estejamos. As soluções de nuvem nos permitem trabalhar onde a inspiração surgir.

 

Crédito e fonte: Autodesk.com.br

 

Informações adicionais

Quer conhecer a colaboração de projetos de forma mais aprofundada? Entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos.

Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

 

Leia mais

[EVENTO] Participe do Webinar: What’s New Edificações (28/01) →

[Artigo] BIM 360 Design estreia colaboração para o Civil 3D →

[Artigo] AutoCAD Civil 3D 2020: Confira os novos recursos disponíveis do software →

[Artigo] Dica de produtividade: recursos que potencializam a colaboração no Revit →

Frazillio

Soluções Inovadoras para sua Empresa!

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >