Uso do livro Autodesk Civil 3D 2020 como base didática

O livro “Autodesk Civil 3D 2020 – Aplicações BIM para projetos de infraestrutura“, lançado no primeiro semestre de 2020, trabalha com diversos fluxos de trabalho aplicados às principais disciplinas envolvidas no desenvolvimento de projetos de infraestrutura. A obra é recheada de atividades práticas minuciosamente elaboradas como apoio didático para os interessados em conhecer o Civil 3D e o seu potencial de uso em diversas etapas de projetos de infraestrutura.

uso-do-livro-civil-3d-como-forma-didatica-ff-solutions-imagem-1 Uso do livro Autodesk Civil 3D 2020 como base didática

Figura 1 – Capa do Livro Civil 3D 2020

Livro Civil 3D 2020: a quem é indicado

A obra foi idealizada e construída para mostrar os usos do Civil 3D aplicado ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura. Dessa forma, vai de encontro ao interesse de diversos profissionais da área, incluindo também os interessados e estudantes de infraestrutura.

A obra é composta por exercícios práticos para topografia, geotecnia e contenções, terraplenagem, projeto geométrico, parcelamento do solo, redes de infraestrutura urbana. A metodologia ainda conceitua outras áreas de negócio, como saneamento, produção de energia como barragens e parques eólicos, projetos metroferroviários, entre outros tipos de projetos de infraestrutura.

Fluxos destacados no livro Civil 3D 2020

O livro foi adequado aos fluxos inerentes aos projetos de infraestrutura. Comparado ao livro do Civil 3D 2016, alguns capítulos tiveram a necessidade de ser readequados, outros removidos, além de ter novos fluxos incorporados para atender as demandas do segmento, tais como demandas tecnológicas e demandas BIM. A obra do Civil 3D 2020 pontua conceitos e atividades para:

  • Atividades para a importação e edição em dados de levantamentos de campo;
  • Fluxos de trabalho para a importação e uso dos dados dos furos de sondagens;
  • Procedimentos para a modelagem das camadas geológicas;
  • Manipulação de imagens para uso nos projetos;
  • Elaboração de análises em modelos de superfícies e modelos viários;
  • Fluxo para projetos de obras lineares e localizadas;
  • Atividades e conceitos para a construção de redes de infraestrutura;
  • Procedimentos para a extração de quantidades e colaboração dos elementos do projeto;
  • Passo a passo para a produção das folhas de desenhos de projetos lineares.
  • Fluxo de preparação do projeto de infraestrutura no Civil 3D, para uso no modelo de coordenação dentro da solução do Autodesk® Navisworks.

As atividades de exemplos, e exercícios ilustradas no livro, cobrem os tópicos do Exame de Certificação em Autodesk® Civil 3D, o que contribui para enriquecer o currículo profissional.

uso-do-livro-civil-3d-como-forma-didatica-ff-solutions-imagem-2 Uso do livro Autodesk Civil 3D 2020 como base didática

Figura 2 – Modelo rodoviário exemplificado no livro Civil 3D 2020

Ferramentas e plug-ins utilizados nas atividades do livro

Algumas das atividades praticadas no livro fazem uso de ferramentas e plug-ins oferecidos na coleção da Autodesk AEC Collection e que precisam ser instaladas opcionalmente como parte de alguns fluxos apontados no livro, como, por exemplo:

  • Country Kit Brazil 2020: instalação que oferece um pacote com configurações, bibliotecas e templates do Civil 3D nacionalizados para uso na elaboração de projetos de infraestrutura;
  • InfraWorks: mencionado em alguns fluxos para a construção de modelos conceituais para estudos, concepções e propostas para projetos de infraestrutura;
  • ReCap: para as atividades de importação e tratamento de nuvem de pontos;
  • Geotechnical Module 2020: plug-in instalado para as práticas de importação dos dados dos furos de sondagens.
  • AutoCAD Raster Design: que possibilita a manipulação de imagens dentro do ambiente do Civil 3D, como inserção de imagens, georreferenciamento e vetorização de imagens;
  • Subassembly Composer: é utilizado para a construção de componente viário paramétrico e aplicado na seção típica transversal;
  • Vehicle Tracking: para a prática de elaboração de análises de trajetória de veículos em projetos de vias;
  • Navisworks: com breves atividades para conceituar a importação do modelo construído no Civil 3D, e seu uso dentro de um modelo de coordenação.

Estruturação das atividades práticas do livro

A sequência dos capítulos do livro foi estruturada para atender vários fluxos pertinentes aos projetos de infraestrutura, especialmente para o extenso fluxo de elaboração dos projetos de obras lineares, além das atividades práticas de terraplenagem para obras lineares e localizadas, redes de infraestrutura, análises, documentação, entre outros. Cada capítulo do livro primeiramente apresenta os conceitos básicos de cada ferramenta e seus usos e aplicações em projetos para, em seguida, entrar nos exercícios práticos contendo os procedimentos passo a passo.

A obra está estruturada de acordo com o fluxo usual de desenvolvimento de projetos. Contudo, os capítulos iniciais têm, por obrigação, apresentar alguns conceitos sobre BIM para infraestrutura, além da interface do Civil 3D, assim como os conceitos introdutórios para as configurações iniciais como estilos, aplicação do sistema de coordenadas desejado, Layers, entre outros.

A estruturação dos capítulos está arranjada da seguinte forma:

uso-do-livro-civil-3d-como-forma-didatica-ff-solutions-imagem-3-783x1024 Uso do livro Autodesk Civil 3D 2020 como base didática

Figura 3 – Estrutura de conteúdo do livro Civil 3D 2020

Uso aplicado em treinamentos

O treinamento regular do Civil 3D aplicado pela FF Solutions utiliza o livro do Civil 3D 2020 como base didática, passando pelos principais exercícios para fixação das ferramentas e, principalmente, dos fluxos. O treinamento inicialmente disponibilizado no formato presencial, foi adaptado para formato EAD e pode ser encontrado na FF University, plataforma de conteúdo BIM e inovação em AEC da FF Solutions.

A FF Solutions viabiliza a realização de treinamentos customizados para atender demandas de fluxos específicos solicitadas por empresas, profissionais ou grupos de alunos. Serviços de consultorias também são oferecidos para diversas finalidades, como projeto assistido, elaboração de fluxos de trabalho, entre outros.

uso-do-livro-civil-3d-como-forma-didatica-ff-solutions-imagem-4 Uso do livro Autodesk Civil 3D 2020 como base didática

Figura 4 – Modelo com elementos de infraestrutura

Como baixar os arquivos dos exercícios do livro

Na orelha da capa do livro é possível obter o link para acesso ao conjunto de arquivos utilizados nas atividades práticas descritas nos exercícios. Clicando aqui, você será direcionado para o portal de downloads da editora. O conteúdo de Dataset dos exercícios do livro é formado basicamente por arquivos no formato DWG, LandXML, imagens e outros formatos que, reunidos, somam quase 2 Gb divididos em 2 arquivos compactados em ZIP. Os arquivos dos exercícios do livro Civil 3D 2020 poderão ser utilizados nas versões 2021, 2020, 2019 e 2018 do Civil 3D.

Onde adquirir o livro Civil 3D 2020

O livro é comercializado em várias lojas do ramo, incluindo a loja da própria editora Érica, na loja da Saraiva, e na loja da Amazon BR também disponível na versão e-book para aplicativos Kindle, que viabiliza sua leitura no celular, tablet ou PC. Certamente, a melhor opção para ter essa obra em mãos é participar do treinamento de Civil 3D da FF Solutions.

Informações adicionais

Converse com um de nossos especialistas e descubra como nossos serviços e soluções BIM e GIS podem ajudar a inovar e transformar os negócios da sua empresa. Fale com nosso time →

Você sabia que somos um Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Acesse o site da FF University, nossa plataforma EAD de treinamentos e conteúdo BIM e inovação para o setor de AEC.

Marcus Cardoso

Tecnólogo em Construções de Edifícios pelo IPEP. Trabalhou por 19 anos em projetos viários e de saneamento básico como projetista e CAD Manager. Participou como tecnólogo na obra Rodoanel de São Paulo no trecho Oeste e na base petrolífera da Petrobras no Amazonas. Atua na FF Solutions desde 2006, especialista técnico de infraestrutura e instrutor ATC - Autodesk Training Center para as soluções InfraWorks e AutoCAD Civil 3D. Recebeu premiações da Autodesk como Application Engineer of the Year e Destaque Técnico. Desenvolveu a padronização para projetos viários, Civil 3D Brazil Country Kit - DER, disponibilizado pela Autodesk no produto Civil 3D. Autor dos livros "Autodesk Civil 3D – Conceitos e Aplicações" e "Autodesk Civil 3D 2020 - Aplicações BIM para projetos de Infraestrutura".

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter

Próximos Eventos

Ver Mais >